Skip to content

Vantagens e desvantagens do Internet Banking

Hoje, com a Internet e a tecnologia digital podemos acessar muitos serviços bancários online tanto em sites como em aplicativos. Alguns desses serviços incluem pagamento de contas, transferência de fundos, consulta e visualização de extratos da conta etc.

Os bancos e instituições financeiras também entregam seus produtos e serviços mais recentes pela Internet. O Internet banking por exemplo é realizado por meio de um sistema de computador ou dispositivos semelhantes que podem se conectar ao site bancário.

Vantagens e desvantagens do Internet Banking

Atualmente, você também pode usar o Internet Mobile Banking em seus telefones celulares, usando uma conexão Wi-Fi ou 3G.

Com a fácil disponibilidade de cyber cafés e telefones celulares no Brasil, os bancos online se tornaram bastante populares.

Você não precisa mais visitar o banco pessoalmente para depositar ou sacar dinheiro, solicitar a fatura de um cartão, o extrato de uma conta, tirar a 2 via do boleto ou interromper um pagamento recorrente.

Você pode realizar todas essas tarefas e muito mais usando os serviços online oferecidos pelos bancos. Você também pode acompanhar as transações e o saldo da sua conta em tempo real.

Você não precisa mais atualizar nada para saber o saldo total da sua conta instantaneamente.

Embora o banco online tenha muitos pontos positivos, também existem alguns contras.

Vamos dar uma olhada nas vantagens e desvantagens ao usar um banco online.

Vantagens e desvantagens do Internet Banking Online

Vantagens
Desvantagens
Uma conta corrente bancária digital online é simples de abrir e fácil de operar.
Compreender o uso do Internet banking pode ser difícil no começo. Dito isto, existem alguns sites que oferecem uma demonstração de como acessar contas online (nem todos os bancos oferecem isso). Portanto, uma pessoa que é nova na tecnologia pode enfrentar algumas dificuldades.
Um banco online é conveniente, porque você pode facilmente pagar suas contas e transferir seus fundos entre contas de praticamente qualquer lugar do mundo.
Você não pode ter acesso ao banco online se não tiver uma conexão com a Internet; portanto, sem a disponibilidade do acesso à Internet, pode não ser útil.
Você não precisa ficar em uma fila para pagar suas contas. Além disso, você não precisa manter os recibos de todas as suas contas, pois agora pode visualizar facilmente suas transações por meses.
A segurança das transações é um grande problema. As informações da sua conta podem ser invadidas por pessoas não autorizadas pela Internet.
Está disponível o tempo todo. Você pode executar suas solicitações e tarefas financeiras de qualquer lugar e a qualquer momento, mesmo à noite ou nos feriados quando o banco estiver fechado.
A proteção e segurança da senha é uma obrigação. Depois de receber sua senha, altere-a e memorize-a. Caso contrário, sua conta poderá ser mal utilizada.
O banco digital online é rápido e eficiente. Os fundos são transferidos de uma conta para outra muito rapidamente. Você também pode gerenciar várias contas facilmente através do Internet Banking.
Suas informações bancárias de acesso ao Internet Banking podem estar espalhadas em vários dispositivos, tornando-as mais em risco.
Você pode ficar de olho e consultar suas transações financeiras e no saldo da conta o tempo todo.
Se o servidor do banco estiver inoperante, você não poderá acessar suas contas e realizar transações bancárias.
Você pode conhecer qualquer atividade ou ameaça fraudulenta da sua conta antes que ela possa causar danos graves.
Se o servidor do banco estiver inativo, devido à perda de conectividade da rede ou a uma conexão lenta, pode ser difícil saber se sua transação foi concluída.
É um ótimo meio para os bancos endossarem seus produtos e serviços financeiros.
Você pode ser excessivamente notificado com comercialização de produtos e ficar irritado com alertas. Dito isto, estes podem ser facilmente desativados no painel do sistema.
Acesso rápido e fácil a mais produtos e serviços online que incluem opções de empréstimos, refinanciamentos e investimentos.
Você pode ficar irritado com e-mails e atualizações constantes.

Vários produtos e serviços online

Uma conta bancária online como dito é fácil de abrir e operar. Dito isto, os serviços online oferecidos podem diferir de banco para banco e de país para país.

Veja também:

Para aprender sobre os vários serviços oferecidos no Internet Banking do seu banco, sempre acesse o kit de boas-vindas que você recebe no momento da abertura da conta.

Serviços bancários online mais comuns

Atividades financeiras transacionais: transações como transferência de fundos, pagamento de contas, pedidos de empréstimo, financiamentos e transações com transferência de dinheiro.

Atividades não transacionais: pedido e solicitação de folhas de cheques, interrupção do pagamento, consultas, extratos online e atualização de suas informações de contato etc.

Quais são os riscos ao usar um banco online?

  • Phishing: se você possui uma conta bancária online, pode ser vítima de phishing. O phishing geralmente envolve enganar alguém para clicar em um link em uma mensagem de email. O link geralmente baixa software para um computador que pode ser usado para coletar informações confidenciais, como nomes de usuário e senhas.
  • Roubo de identidade: mesmo que os hackers não roubem sua conta, você ainda pode ter sua identidade roubada. Isso inclui informações de identificação e dados pessoas pessoais. Essas informações pode ser usada para abrir contas novas ou tentar invadir suas contas ativas.
  • Pharming: Embora o Pharming seja mais difícil para os hackers, é mais comum do que você imagina. O Pharming ocorre quando os hackers conseguem seqüestrar o URL de um banco. Quando você tenta acessar o site do seu banco, é redirecionado para um site falso que parece com o site real, mas na verdade serve para roubar suas informações e credenciais bancárias.

Os bancos online são seguros e confiáveis?

Como mencionado acima, os bancos online apresentam alguns riscos potenciais, mas em geral são seguros e confiáveis de se usar.

No entanto, verifique se o banco online que você usa possui termos e dispositivos de segurança que garantam o seu bem estar se ocorrer algum problema relacionado a fraude virtual

Os bancos e instituições financeiras estão cientes de que eles são um alvo preferido dos hackers, por isso eles trabalham duro para manter seu dinheiro em segurança – e claro o dinheiro deles também.

Como posso manter meu banco online seguro?

  • Confirme a legitimidade do site ou aplicativo do seu banco online: leia as informações encontradas no site. Acesse outras ferramentas que permite pesquisar dentro do site do banco, antes de acessar sua conta.
  • Proteja seu computador contra hackers: os ataques de hackers nem sempre são direcionados aos bancos. De fato, muitos ataques são direcionados aos clientes bancários. Certifique-se de ter o mais recente software de verificação de vírus e malware instalado no seu computador. Você também deve garantir que todo o software usado no seu computador tenha sido atualizado com as atualizações mais recentes.
  • Cuidado com sites imitadores: certifique-se de não ser vítima de sites que usam um nome muito semelhante ao nome do seu banco online. Por exemplo, Satander.com.br ou Bradsco.com.br

A interface do Internet banking é fácil de usar?

A interface do usuário para bancos online geralmente é super fácil de usar.

Fazer depósitos e transferências online significa não se preocupar em tentar chegar a um prédio distante durante o horário do banco depois de ter que esperar na fila.

Os bancos online têm taxas?

A maioria dos bancos digitais online não tem um depósito mínimo exigido para iniciar uma conta corrente, mas pode acontecer do banco solicitar algum tipo de depósito para ativar a conta.

Além disso, eles geralmente não têm taxas de manutenção ou pagamento de kit serviços. Dito isto, você pode ter algumas taxas se usar o dinheiro e ficar descoberto.

Fazer depósitos em dinheiro através do meu online banking?

Se o seu banco não possui um local físico e você recebe gorjetas ou é pago em dinheiro por algum serviços e quer depositar esse dinheiro, o depósito pode ser complicado.

Mas, em geral, você poderá fazer uso de caixas eletrônicos conveniados e bancos 24horas que aceitam o depósito em dinheiro, mas se não houver nenhum perto de você, procure outro meio.

Você também pode usar um cartão de débito pré-pago recarregável.

Mais artigos interessantes..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *