Skip to content

8 fatores para encontrar um empréstimo com credor legítimo

Como encontrar um empréstimo com credor legítimo? No Brasil não se tem um estimativa justa de quanto os consumidores perdem coletivamente por caírem em práticas fraudulentas em 2018 e 2019, mas de acordo com algumas análises não governamentais, são cerca de 1.4 bilhões todos os anos.

Desde a consolidação da dívida, o pagamento de viagens, contas médicas, limpar o nome e outros serviços e compras de produtos podem criar uma ansiedade para contrair uma das dezenas de opções de empréstimo pessoal online.

fatores para encontrar um empréstimo com credor legítimo

Como encontrar um empréstimo legítimo?

E nesse ambiente está um cenário perfeito para atrair consumidores de crédito incautos que descobrem depois que o credor é uma fraude.

Como você pode se proteger? Como você pode verificar se uma empresa de empréstimo é legítima? Aprenda e compreenda esses sinais comuns de uma fraude de empréstimo potencial.

Leia também:

8 sinais de fraude em sites de empréstimo pessoal

  • 1. Não é necessária verificação de crédito.

    Claro que nem todos os credores estão envolvidos com fraudes, mas, a maioria dos credores legítimos deverá verificar seu crédito para determinar se você é capaz de reembolsá-los. Atualmente ter o nome sujo não significa que você não pagará suas dívidas na íntegra e no prazo, óbvio que existem empréstimo com restrição que cumprem seu papel. No entanto, se um credor não estiver interessado em ver sua pontuação de crédito, seu histórico e sua capacidade de pagamento, cuidado! Um golpista normalmente não se importa com sua credibilidade, porque está atrás mesmo é de suas informações pessoais.

  • 2. O credor não está credenciado para atuar.

    Os estados exigem que os credores se registrem em associações e estejam regulamentados para obter a permissão de operar com agentes de crédito ou emprestadores. Cada agente é credenciado e possuí um ID. Se você achar que um corretor ou empresa não está licenciada para operar, ou alega ser representante ou correspondente bancário, exija as credenciais, confirme as licenças, e não continue o processo de solicitação até confirmar todas as informações. Não internet não é difícil encontrar encontrar sites fraudulentos usando o nome de uma empresa conhecida para ganhar o seu dinheiro.

  • 3. Sua oferta de empréstimo está inconsistente.

    A Lei do Consumidor exige que todos os credores forneçam os termos completos de um empréstimo pessoal, incluindo o custo final do principal mais juros, C.E.T, antes de assinar na linha pontilhada confirme se há alguma legalidade nos dados. Se a sua oferta não apresentar todos os detalhes de forma consistente, ter timbre da empresa, se contiver erros de ortografia, de soma, gramática, isso pode ser uma farsa.

  • 4. Não encontrar o endereço físico da empresa.

    Se um credor de empréstimo não fornecer um endereço físico ou informações de contato com 0800, 4004, 4003 ou números fixos, freie seu pedido de empréstimo. Os golpistas dificultam o contato o máximo possível, evitando assim qualquer ação legal que você queira tomar pessoalmente contra eles.

  • 5. Sua oferta tem prazo de validade para conclusão

    Se você se encontrar um empréstimo com um chamariz do tipo: “oferta de empréstimo urgente”, provavelmente encontrará uma bela de uma empresas farsante. Credores legítimos oferecem taxas estáveis ​​que dependem do seu perfil de crédito. As táticas de persuasão são criadas para levá-lo a agir rapidamente, antes que você consiga identificar que se trata de uma fraude em andamento.

  • 6. O empréstimo requer pagamento antecipado.

    Empréstimos que exigem qualquer tipo de taxa antecipada, “taxa de processamento”, “taxa de seguro”, “taxa de fiador” ou qualquer outra forma de extorsão que tenha que depositar ou enviar dinheiro ao credor antecipadamente antes da aprovação do empréstimo, é uma farsa. Um credor que solicita o pagamento antes de concluir o empréstimo é um fraudador que está atrás de ganhar um dinheiro rápido e fácil.

  • 7. Você tem garantia de aprovação garantida.

    Não existe empréstimo com aprovação garantida. Para aprovação, o credor normalmente verifica seu crédito, verifica suas informações e elegibilidade para um determinado tipo de empréstimo. Os golpistas atraem você com essa de aprovação garantida, para que possam cobrar taxas adiantadas e depósitos antecipados.

  • 8. Solicita o pagamento na forma de um cartão-presente.

    Ao encontrar um empréstimo e o credo pedir para pagar alguma taxa adiantada com um cartão-presente ou giftcard é o mesmo que pagar com dinheiro – depois que o dinheiro foi usado, é quase impossível rastrear ou pegá-lo de voltar. Nenhum credor legítimo solicitará que você pague taxas com um cartão-presente e, se o credor estiver pressionando você a fazer isso, procure uma nova empresa de empréstimo.

Eu acho que fui enganado. O que eu deveria fazer agora?

Se você acredita que é vítima de fraude visite o site da Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos ou o órgão correspondente do seu Estado.

Existem delegacias especializadas em alguns estados do Brasil. Caso não haja uma em sua cidade ou região, procure a delegacia mais próxima de sua residência, verifique aqui no site da SaferNet (aqui).

Eles podem direciona-lo ao departamento apropriado para registrar uma reclamação ou fornecer as informações corretas sobre como proceder.

Mais artigos interessantes..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *