Skip to content

Como usar cartão de débito como crédito

Embora você possa usar um cartão de débito para pagar quase todas as coisas pelas quais você usaria um cartão de crédito, esses cartões não possuem a mesma funcionalidade financeira.

Mas qual a diferença entre um cartão de débito e um cartão de crédito?

  • Um cartão de débito está vinculado ao dinheiro existente, pré-pago no próprio cartão ou em sua conta corrente ou poupança.
  • Um cartão de crédito permite fazer compras com dinheiro financiado, você não poderá fazer isso com um cartão de débito.

Como usar cartão de débito como crédito

Você pode usar seu cartão de débito como crédito?

Quando você chega no caixa de algum estabelecimento, muitas vezes o atendente pergunta se o pagamento é por débito ou crédito.

Não se trata de saber se você está pagando com os fundos existentes da conta corrente ou se está pegando dinheiro emprestado de um credor emissor do cartão de crédito.

É uma pergunta sobre como você deseja que o pagamento seja processado. E na maioria das vezes, sim, você pode usar seu cartão de débito como crédito no check-out.


O que acontece quando você usa um cartão de débito como crédito?

No Brasil não encontrei nenhum banco que ofereça essa função ou qualquer estratégia para poder realizar a operação.

No entanto, é comum em outros países da Europa e nos Estados Unidos, o consumidor ao fazer uma compra pode processar seu pagamento no débito como se fosse crédito, é uma transação offline.

O que é esse tipo de transação?

Os fundos para transações off-line são deduzidos após o estabelecimento da compra fazer o processador do cartão de crédito e normalmente leva de dois a três dias para serem refletidos no saldo da sua conta“, segundo a MasterCard.

De acordo com a MasterCard, quando você usa um cartão de débito e seu PIN (número de identificação pessoal – Senha), a transação é concluída em tempo real.

Isso também é conhecido como transação online – quando você autoriza a compra com seu PIN o dinheiro é imediatamente transferido da sua conta bancária para a loja, comércio ou estabelecimento. Essas são transações com cartão de débito.

Na realidade, a diferença entre as transações de débito e crédito tem pouco impacto real dependendo dos seus hábitos de pagamentos.

Para o estabelecimento, pode haver algumas diferenças nas taxas pagas pelo varejista ou pelo processador, mas essas taxas raramente são repassadas diretamente ao consumidor.

Pode ajudar manter a senha segura.

Algumas pessoas quanto fora do país optam por usar seus cartões de débito como crédito para evitar a necessidade de digitar sua SENHA.

Em geral, elas acreditam que isso pode criar algum tipo de segurança adicional contra alguém que está espreitando o número ou obtendo mais uma informação para iniciar uma fraude no cartão de crédito.

Contudo, basta estar ciente que manter o teclado coberto durante transações de débito ou crédito pode ajudar manter a senha segura, se você decidir pagar dessa maneira.

Pode parecer uma precaução desnecessária, mas você nunca pode ter pouco cuidado com fraudes com cartões de débito.

No brasil, o formato é diferente, para poder usar o cartão de débito como crédito é preciso ter limite de crédito disponível na conta, além disso, é necessário ter dias de utilização gratuitos como no caso do Santander que dá 10 dias de uso do limite sem custo com juros.

A operação consiste em usar o cartão de débito usando o limite de crédito durante os dias sem taxas, mas não esqueça de pagar o valor devido dentro do prazo, caso contrário, não vale a pena correr o risco.


Posso usar meu cartão de débito se não tiver dinheiro?

É importante notar que você geralmente não se pode usar seu cartão de débito para crédito.

Se você estiver com pouco dinheiro no limite do seu cartão de crédito, ainda assim ele funcionará se você tiver crédito disponível, no entanto, alguns cartões não cobram do seus clientes por exceder o limite dependendo do valor que ultrapassar.

Nota: Se não houver dinheiro na sua conta bancária, seu cartão de débito poderá ser recusado quando você tentar pagar. Portanto, verifique se há dinheiro na sua conta bancária sempre que usar seu cartão de débito.

Há uma exceção a essa regra. Alguns bancos e financeiras oferecem proteção a descoberto.

Se você se qualificar para essa proteção, o banco cobrirá suas cobranças até um determinado valor e você simplesmente corrigirá a situação posteriormente.

Dessa forma, você evita situações potencialmente embaraçosas por um custo em taxas de cheque especial, que pode chegar até R$ 89 ou mais pelo pacote de serviços.


O uso do meu cartão de débito gera crédito ?

Não, se você pagar com seu cartão de débito isso não incorrerá em acréscimo de crédito ou dinheiro de volta por exemplo, independentemente do lugar onde você efetuar a compra.

Receber crédito por compras só ocorre ao realizar o pagamento no seu cartão de crédito, em muitos cartões você tem dinheiro de volta na maioria das compras realizadas e concluídas.

No final do ciclo, o cartão devolve uma parte do dinheiro gasto no mês anterior.

Se você usar seu cartão de débito para sacar sua conta bancária regularmente ou fizer isso e deixar o saldo negativo por uma longo prazo, isso poderá afetar negativamente seu rating bancário e score de crédito.


Sobre cartões de débito e cartões de crédito.

Se você usa seu cartão de débito ou cartão de crédito, os fundos e a fatura ainda serão sacados da sua conta corrente e a fatura terá de se paga.

Você pode usar seu cartão de débito para efetuar um pagamento processado como crédito, o que geralmente não pode, mas na maioria dos casos quando isso é possível, o consumidor terá que devolver o dinheiro entre 2 e 10 dias ao sistema financeiro ou ao seu credor.

E mesmo quando você pode usar o cartão de débito como crédito, é através da proteção a descoberto, ou usar o limite do cheque especial, que não é para uso regular e pode ser bastante caro.

Os cartões de débito são ferramentas maravilhosas de gerenciamento de dinheiro que oferecem muita conveniência.

Mas para muitas pessoas, é uma boa ideia ter pelo menos um cartão de crédito em sua carteira também nos momentos em que o débito não é suficiente para pagar o valor de toda a compra.

Apenas entenda como os cartões de crédito funcionam e solicite seu cartão que ofereça as melhores vantagens com o menor custo.