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Mobile banking – usando aplicativo bancário

O mobile banking – é a última geração das instituições financeiras e bancos para o uso de aplicativos bancários ou sites móveis em smartphones e tablets.

Esse avanço no serviço bancário está crescendo rapidamente em popularidade, à medida que as pessoas percebem os benefícios da conveniência de verificar consultar suas contas, transferir dinheiro e efetuar pagamentos a partir do conforto de sua poltrona ou enquanto andam por aí.

Mobile banking - usando aplicativo bancário

Os principais bancos do Brasil e do mundo estão investindo pesado na mobilidade e na segurança dos aplicativos para tornar a experiência bancária móvel segura e protegida.

Entre em contato: como falar com o telefone 0800 do banco Santander.


Mobile banking.

No entanto, é sua responsabilidade garantir que você esteja usando o banco móvel de forma responsável para proteger a si mesmo, seu dinheiro e a suas finanças.

Para começar…

  • Use apenas aplicativos bancários de lojas de aplicativos autorizadas e verifique se os sites de banco móvel são realmente autênticos e seguros.
  • Use apenas WiFI seguro ao realizar transações bancárias móveis, site de bancos online ou outras transações financeiras que envolvem dinheiro.
  • Como em qualquer banco online, escolha e use senhas fortes e guarde-as para si.

O que é mobile banking ?

Mobile banking é um serviço prestado por um banco ou outra instituição financeira que permite que seus clientes realizem transações financeiras remotamente usando um dispositivo móvel, como um smartphone ou tablet.

Ao contrário do internet banking relacionado que usa software, geralmente chamado de aplicativo, fornecido pela instituição financeira para a finalidade. O banco móvel geralmente está disponível 24 horas por dia.

Algumas instituições financeiras têm restrições sobre as quais as contas podem ser acessadas através de serviços bancários móveis, bem como um limite para o montante que pode ser transacionado.

Um detalhe importante é que a mobilidade do banco depende da disponibilidade de uma conexão de internet ou dados para o dispositivo móvel.


Quais os riscos de acessar o banco por aplicativo.

O maior risco de usar seu banco por aplicativo é como e onde acessar o internet banking, ou seja, a forma como você se conecta, com problemas de roubo de identidade ou cibercriminosos.

Nesta lista fica mas claro entender:

  • Pessoas não autorizadas – incluindo criminosos – obtêm acesso e usam suas contas bancárias localizando ou descobrindo seus detalhes de login e senha.
  • Seus detalhes confidenciais e transações pode ser interceptados se o WiFi que você estiver usando não estiver protegido ou é uma rede de confiança.
  • Cuidado com a navegação no ombro – é quando pessoas visualizam o que você está fazendo online, por cima do ombro, ao lado ou via circuito fechado de TV.
  • Perda ou roubo do seu dispositivo móvel – seu smartphone pode conter ou fornecer acesso fácil a contas bancárias e detalhes confidenciais importantes.
  • Ser enganado ao visitar sites bancários falsos ou fazer o download de aplicativos bancários fraudulentos.
  • Ser persuadido a revelar detalhes confidenciais em um ligação de central de atendimento que alegam ser do seu banco ou da polícia, informando que há um problema em sua conta.

Como usar o banco móvel ou mobile bank com segurança.

  • Verifique se o seu smartphone ou tablet está sempre protegido com um PIN (Senha) difícil de adivinhar. Não revele seu PIN (Senha) a ninguém, nem o escreva ou armazene onde puder ser encontrado.
  • Como o banco online de um computador, escolha, use e proteja senhas e palavras memoráveis ​​com muito cuidado.
  • Tome cuidado para não deixar seu dispositivo sem vigilância ou deixado ou armazenado em um local inseguro. Baixe um aplicativo de rastreamento que permita apagar seus dados remotamente ou ative esse recurso se já estiver no seu dispositivo.
  • Mantenha os aplicativos bancários e outros no seu dispositivo atualizados regularmente.
  • Sempre saia do seu aplicativo bancário ou site para celular quando terminar de usá-lo. Fechar o aplicativo ou página da web ou desligar o dispositivo pode não ser suficiente.
  • Não use redes WiFi não seguras para transações bancárias, compras ou verificação de emails. Em locais públicos, é muito difícil saber se um ponto de acesso é seguro ou não, por isso é sempre melhor não usá-lo. É melhor usar uma conexão de internet 3G ou 4G, mesmo que seja mais lento.
  • Tenha cuidado ao baixar aplicativos: verifique se eles são de uma loja autorizada e verifique avaliações e recomendações. Existem milhares de aplicativos bancários maliciosos em circulação, especialmente para dispositivos Android, que podem ser baixados em lojas oficiais de aplicativos.
  • Baixe o aplicativo, use e mantenha atualizado um dos muitos aplicativos de segurança da Internet respeitáveis ​​para o seu dispositivo.
  • Verifique as configurações de segurança do seu dispositivo para garantir a máxima proteção.
  • Verifique se o aplicativo móvel do seu banco foi validado por sua segurança. Procure no site deles uma declaração publicada sobre como eles fizeram isso. Como alternativa, verifique as opiniões de outros usuários de aplicativos pesquisando on-line.
  • Leia os termos e condições do seu banco para serviços bancários móveis. Certifique-se de saber quais são suas responsabilidades e as do seu banco.
  • No aplicativo, encontre e use a opção para que uma mensagem de texto seja enviada toda vez que uma transação ocorrer em sua conta. Isso o notificará de transações fraudulentas assim que elas acontecerem.
  • Cuidado com e-mails, textos ou telefonemas que alegam ser do seu banco ou da polícia alegando que há um problema com sua conta e solicitando seu login ou outros detalhes confidenciais. Seu banco ou outra organização autêntica nunca solicitaria esses detalhes.

Boleto está atrasado: como atualizar e emitir a 2° via de boleto do Santander.


Se você for vítima de uma fraude real ou tentativa.

Seja por mobile banking, site do internet banking ou em maquinas de atendimento, entre em contato imediatamente com seu banco e informa como aconteceu a fraude ou como foi a tentativa para que o banco possa tomar medidas de segurança mais eficazes.