Skip to content

Formas de fazer transferência da conta bancária ?

Ao fazer transferência bancária seja TED, DOC ou depósito por Boleto é quando uma quantia de dinheiro é enviado de uma conta bancária para outra.

Em geral transferir dinheiro da sua conta bancária é muito rápido, a transação é fácil, gratuita e mais segura do que retirar e pagar em dinheiro vivo.

quais as formas de fazer transferência da conta bancária

Para saber todas as vantagens de enviar dinheiro via conta bancária com transferências, continue lendo para obter mais informações, incluindo como fazer uma transferência bancária com TED e DOC e quais detalhes você precisa.

Aqui você vai aprender:

  • Como fazer uma transferência bancária.
  • Mais detalhes para quem quer para transferir dinheiro?
  • Quanto tempo leva para o dinheiro ser transferido da conta?
  • Evitar problemas com transferências bancárias online.
  • Outras formas de transferência e pagamento.

Saiba mais sobre: 10 lugares para não usar cartão de débito.


Como fazer uma transferência bancária.

Existem várias maneiras de fazer transferência bancária. Os serviços bancários por telefone, sites online e aplicativos de banco online para dispositivos móveis.

Os serviços são oferecidos de forma rápida, geralmente é grátis e fácil de transferir o dinheiro para uma conta própria ou para contas de terceiros.

Alguns dos métodos mais comuns de transferência bancária são:

  • Transferências bancárias online. Faça login na sua conta online e selecione a opção para efetuar um pagamento. Siga as instruções na tela para inserir os detalhes corretos. Descubra como configurar uma conta online no nosso guia para iniciantes sobre serviços bancários online. Alguns bancos também oferecem aplicativos para smartphones que permitem transferir dinheiro.
  • Transferências por telefone. Ligue para a central de atendimento ao cliente no telefone 0800 ou 4004 e/ou 4003 do seu banco. O representante de atendimento ao cliente do banco o guiará pelo processo – em alguns casos, você poderá ser guiado por uma gravação automatizada.
  • Transferências bancárias na agência. Se você tiver o dinheiro em espécie, poderá depositá-lo na conta da pessoa a quem deve ou precisar fazer o pagamento.

Mais detalhes para quem quer transferir dinheiro?

Qualquer que seja a maneira que você escolher para transferir dinheiro, geralmente precisará dos seguintes detalhes da pessoa ou organização que está pagando.

Nunca pague faturas ou 2ª vias de boletos que você não reconhece a transferência bancária.

Se tudo der errado, seu banco não é obrigado a reembolsar o dinheiro.

Antes de transferir qualquer valor em dinheiro, verifique:

  • A data em que você deseja que o pagamento seja feito.
  • Nome da pessoa ou empresa que você está pagando.
  • Código de classificação de seis dígitos da conta que você está pagando.
  • Número dos dígitos da conta que você está pagando.
  • Uma referência de pagamento (geralmente seu nome ou número de cliente) para que eles saibam que o dinheiro veio de você.
  • Às vezes, você precisará do nome e endereço do banco para o qual está enviando o dinheiro. Isso os ajuda a verificar se o código de bancário está correto.

Abriu uma conta: aprenda como acessar o internet banking do Santander.


Quanto tempo leva para o dinheiro ser transferido da conta?

Às vezes, os pagamentos mais rápidos são recebidos imediatamente após sair da sua conta, mas às vezes podem levar até duas horas.

Com as contas digitais por exemplo, essa opção é gratuita, o dinheiro é disponibilizado em até 24 horas se for DOC e em minutos se for TED.

Normalmente o meio mais usado para fazer transferências entre contas são os bancos online, aplicativos móveis, por telefone ou em na agência.

Mas também tem outras formas como:

  • Transferência entre contas com email,
  • Transferência de dinheiro por SMS.
  • Transferência com número de celular do recebedor.

No Brasil, nem todas as modalidades estão disponíveis. A maioria dos bancos permite transferir pelo menos R$ 10.000 reais sem cadastro e mais para contas cadastradas e verificadas, ou seja, alguns bancos têm limites mais altos de transferências.

Você também pode usar:

  • Pagamentos por boleto. Estes método pode levar até três dias úteis para serem liberados na conta do destinatário.
  • Transferência entre contas do mesmo banco. As transferência de dinheiro entre contas  do mesmo banco são processados ​​na mesma hora não importa a hora que a transação seja feita.

Os pagamentos e transferência via TED são geralmente o tipo de operação mais usada por todos.

Precisa de dinheiro: como usar o cartão de crédito para conseguir dinheiro emprestado.


Evitar problemas com transferências bancárias online.

  • Verifique os detalhes. Verifique todos os números, mesmo se o seu banco os pré-carregar. Pode ser difícil recuperar seu dinheiro se você o enviar para a conta errada (mais sobre isso abaixo).
  • Confirme o nome do destinatário, os números bancários, CPF ou CNPJ. Se você estiver fazendo uma transferência através do serviço de telefone bancário, peça à pessoa que está ligando para repetir todos os números e letras para você.
  • Cuidado com a conta bancária. A menos que você especifique uma data de pagamento futura, o dinheiro sairá da sua conta imediatamente. Verifique se você tem o suficiente disponível para evitar taxas caras.

Descubra como evitar golpes de transferência bancária no site do Banco Central.


Outras formas de transferência e pagamento.

Se você precisar fazer uma transferencia de dinheiro recorrente, ou seja, um pagamento frequente, por exemplo, uma conta mensal de energia, água e esgoto, linha de telefone, é melhor configurar um débito automático.

Os cheques também podem ser uma maneira útil de transferir dinheiro ou pagar contas pontuais.

E se houver algum problema com ao fazer sua transferência?

Se você tiver algum problema com um envio de dinheiro, pagamento ou transferência por exemplo, se o dinheiro não chegar, sua primeira etapa é entrar em contato com seu banco e verificar o que aconteceu.