Skip to content

Quantos cartões de crédito uma pessoa pode ter na carteira

Quantos cartões você tem? Atualmente existe um monte de cartões de crédito no mercado brasileiro, eles dão e oferecem de tudo, desde dinheiro de volta à recompensas de viagem. Tem até cartões com taxas zero e sem anuidade.

No entanto, cada cartão tem um tamanho único, ou seja, são diferentes entre si, e é por isso que pode fazer sentido carregar na carteira mais de um cartão.

Por exemplo, o seu cartão favorito de juros baixo pode cobrar uma taxa de transação estrangeira, por isso não seria a melhor opção para levá-lo em uma viagem ao exterior.

Quantos cartões de crédito uma pessoa pode ter na carteira

Quantos cartões é o ideal para usar ?

Uma pergunta melhor seria – quantos cartões você precisa? Talvez seu cartão de cashback (dinheiro de volta) não ofereça cobertura de seguro de aluguel de carros como um cartão de viagem mais sofisticado.

É por isso que ter vários cartões pode funcionar em seu benefício, se você estiver à altura do desafio de fazer malabarismos e administrar vários cartões de crédito.

Neste artigo você vai ler sobre:

  • Por que pode fazer sentido ter mais de um cartão.
  • Você deve solicitar apenas um cartão de crédito.
  • Quantos cartões de crédito é considerado muitos?
  • Ter vários cartões pode ajudar sua vida financeira?
  • Ter vários cartões pode prejudicar seu nome e CPF?
  • Ganhe mais recompensas e benefícios com vários cartões.

O cartão de crédito correto, usado com sabedoria, pode mudar sua vida. Esse tipo de crédito pode ajudar a tornar as férias dos sonhos uma realidade.

Pode também ser um ótimo meio de conseguir um empréstimo rápido e de curto prazo para uma emergência, iniciar um negócio ou simplesmente aliviar um momento financeiro difícil.

Mas, o cartão tem que ser usado com muita sabedoria. Se não for assim, isso pode realmente complicar a vida de uma pessoa por muito tempo.

Se você está se perguntando como ter vários cartões de crédito pode ajudar ou afetar sua pontuação de crédito, bem como gerenciar vários cartões corretamente tem benefícios, temos algumas dicas para ajudá-lo.

Faz compras como cartão: descubra se vale a pena parcelar sem juros no cartão de crédito.


Por que pode fazer sentido ter mais de um cartão.

Dependendo de seus padrões de gastos, ter vários cartões de crédito pode ser uma ótima maneira de maximizar bônus, recompensas e benefícios ou financiar uma grande compra.

Aqui estão algumas coisas que vários cartões podem ajudá-lo a realizar:

Ganhe diferentes tipos de recompensas. 

Se você não está usando um cartão que recebe dinheiro de volta ou recompensas de viagem, você está perdendo o que pode vir a ser dinheiro livre ou viagens gratuitas se não pagar a fatura antes do final de cada período de faturamento.

Isso ajuda evitar juros, e se você escolher um cartão sem anuidade (taxa anual), você deve ganhar recompensas em seus gastos diários sem qualquer custo adicional.

Dois cartões anuais que valem a pena serem considerados para prêmios são o Santander Free (sem anuidade) e (..) para recompensas de viagem.

Várias vantagens em viagem e entretenimento.

Alguns cartões de crédito oferecem algumas vantagens muito úteis, incluindo o acesso a proteções, como seguro de atraso de viagem e seguro de bagagem perdida ou benefícios de entretenimento, como acesso antecipado a ingressos com valor mais barato.

Economize dinheiro com uma oferta de 0% de juro em um novo cartão.

Talvez você precise fazer uma grande compra e você não pode pagar tudo com dinheiro, mas você também não quer pagar juros no parcelado cobrados pela compra.

Se for esse o caso, um novo cartão oferecendo uma taxa de juros zero em compras por um período fixo pode ajudar você a economizar dinheiro, contanto que você pague a compra nas data de vencimento.

Da mesma forma, se você quiser sair de uma dívida de cartão mais rapidamente, você pode solicitar um novo cartão de transferência de saldo com juro O%.

Tenha um cartão de crédito de backup. 

Em geral, os cartões de crédito Visa e Mastercard são mais aceitos e mais fáceis de obter do que um cartão Discover ou American Express.

Se o cartão que você usa para a maioria de suas compras for um dos últimos, pode ser útil ter um cartão Visa ou Mastercard como backup caso você encontre um comerciante que não aceita a bandeira do seu cartão principal.

Um cartão de backup também pode evitar que você fique sem saída em uma situação em que algo acontece com seu cartão principal.

Nunca se esqueça que um banco ou emissor pode bloquear, cancelar seu cartão e/ou reduzir seu limite de crédito praticamente sempre que quiser.

Ter cartão significa que você pode precisar de mais crédito. [Se] você só tem um cartão, você está preso a ele e mais nada.

Melhore sua pontuação de crédito:

Se você for aprovado para outro cartão de crédito, isso pode aumentar seu crédito total disponível.

E contanto que você não comece a gastar mais, esse aumento de crédito disponível significa que sua taxa de utilização de crédito irá cair, o que é bom para sua pontuação de crédito.

Marque milhas, pontos ou dinheiro de volta com um generoso bônus de inscrição:

Uma das melhores razões para se inscrever em um novo cartão é aproveitar o bônus de boas-vindas para novos clientes.

Não há maneira mais fácil de acumular milhares de pontos ou milhas ou obter uma parte do dinheiro do que solicitando um novo cartão.

Não fique com conta atrasadas: saiba como pagar contas de água, luz e débitos direto no cartão de crédito.

Você deve solicitar apenas um cartão de crédito

Você deve solicitar apenas um cartão de crédito ?

Se você não tem histórico de crédito:

Aplicando para vários cartões de crédito quando você tem um arquivo de crédito fino só vai prejudicar sua tentativa de construir sua pontuação de crédito.

Em vez disso, identifique um bom cartão inicial e use esse cartão com responsabilidade antes mesmo de começar a procurar por um segundo.

Se você está tentando reconstruir sua reputação de crédito:

Novamente, este não é o momento para tentar obter muitos cartões de crédito, e as chances de ser aprovado serão mínimas.

Em vez disso, identifique um cartão de crédito para se candidatar e use esse cartão para demonstrar um gasto responsável e um comportamento de pagamento. Dê uma olhada nas nossas recomendações de cartões para pessoas com nome sujo.

Se você não pode gerenciar o pagamento de vários cartões:

Existem maneiras de gerenciar vários cartões de crédito, como a configuração de pagamentos automáticos para garantir que você não perca nenhum pagamento, mas, se achar que não consegue acompanhar, escolha um cartão e siga-o.

Uma placa de taxa fixa pode ser sua melhor opção.


Quantos cartões de crédito pode ser considerado muitos ?

Não há um número perfeito de cartões de crédito, mas uma pesquisa de 2017 da Serasa Experian mostrou que em média são três cartões de crédito por pessoa.

A mesma pesquisa mostrou que 64% dos cidadãos acreditam que o cartão perfeito para eles existe – mas ainda não o encontraram.

É por isso que pode fazer sentido levar vários cartões que o recompensam de maneiras diferentes pelos seus gastos.


Ter vários cartões pode ajudar sua vida financeira.

Conseguir um novo cartão aumentará o seu crédito total disponível, diminuindo assim a sua utilização se você tende a usar bastante essa modalidade de crédito.


Ter vários cartões pode prejudicar seu nome e CPF.

Por isso, é importante ser estratégico quanto a solicitar cartões de crédito. Não vá em uma aplicação – apenas aplique para cartões quando tiver uma boa chance de ser aprovado, e só aplique para cartões que façam sentido com base em como você gasta o seu dinheiro.

Os pagamentos pontuais são responsáveis ​​por uma parte da sua pontuação e acesso ao crédito, principalmente agora como o Cadastro Positivo, portanto, se você optar por ter vários cartões, verifique se você tem um sistema para pagar as contas em dia.

Uma forma de garantir que os pagamentos sejam feitos a tempo é configurando o pagamento automático com seu banco ou com o emissor do cartão.


Ganhe mais recompensas e benefícios com vários cartões.

Isso pode ser tão simples ou complicado quanto você quiser.

Você pode criar planilhas para rastrear seu vários cartões de crédito, ou você pode simplesmente selecionar alguns cartões e usá-los por categorias de gastos específicos.

Por exemplo, se a maior parte de seus gastos for em compras de mercado a cada mês, você pode comprar uma combinação de cartões específicas para isso, assim como gastar com gasolina e restaurantes.

Entre esses dois cartões, você pode ganhar muito mais com a taxa de cashback ou de pontos, ou ambos.

Além disso, é importante lembrar que, se você quiser aproveitar o máximo um benefício que um dos seus cartões de crédito oferece, é necessário colocar a compra relevante sempre nesse mesmo cartão.

Portanto, se você quiser usar a isenção de danos por colisão de locação de veículos, é necessário alugar um veículo elegível usando seu que dá esse tipo de seguros e benefício.

Depois que você estiver com um emissor de cartão de crédito por algum tempo, mesmo que você não use seu cartão diariamente, poderá receber ofertas valiosas, como períodos parcelados de 0% de juro.

Às vezes, você pode ter cartões extras como ferramentas de reserva financeira, especialmente quando você sabe que o emissor do cartão frequentemente oferece vantagens ou ofertas generosas ou ofertas especiais.

E, finalmente, conheça seus hábitos. Se você gosta de viajar muito, e quiser um cartão de viagem e souber que ao voar com uma determinada empresa aérea a maior parte do tempo, considere um cartão da empresa ou outro com essa bonificação.

Se você estiver procurando por um cartão de crédito para ajudá-lo a ganhar estadias em hotéis grátis, e frequentar as marcas estréias de teatros ou shows com desconto antecipado, considere um cartão para isso.


Quantos cartões você gostaria de ter ?

Isso é muito particular, mas em muitos casos, vamos pensar no ideal, ter pelo menos dois cartões de crédito é inteligente, considere três.

Se um cartão for perdido ou roubado, você sempre terá um cartão extra como backup.

Ter várias cartões também pode ajudá-lo a maximizar os diversos programas de recompensas, vantagens, seguros pessoais e proteções em viagens.

Dito isto, se você está apenas começando sua jornada de crédito, fique com um cartão por um tempo.

Mantenha sempre uma taxa de utilização do limite dentro do padrão e crie um histórico de pagamentos dentro do prazo, com isso pode ter certeza, você vai obter uma pontuação de crédito impressionante.

Depois de fazer isso, você será elegível para solicitar cartões de crédito com vantagens mais atraentes, taxas de recompensas e bônus por inscrição.