Skip to content

Pagar contas de água, luz e débitos direto no cartão de crédito

Quer pagar contas? Sabia que uma forma de liquidar dívidas é realizar o pagamento no cartão de contas de consumo e débitos em geral? Isso pode realmente ajudar quem está com pouco dinheiro em um mês ou outro.

Esse recurso não é tão conhecido e utilizado, afinal, o cartão de crédito sempre é lembrado por possibilitar a realização de grandes compras com à vista, a prazo ou parceladas.

Agora, se você tem um cartão de crédito básico, também conseguirá pagar dívidas. Vamos entender como isso funciona?

Pagar contas de água, luz e débitos direto no cartão de crédito

Como pagar contas e débitos no cartão ?

Realizar pagamentos de contas usando o cartão de crédito é algo mais comum, porém é preciso entender como usar esse recurso e de forma consciente, afinal estamos falando de negócios, de dinheiro e de contas que deverão ser pagas hoje ou amanhã, na fatura do cartão.

Veja também esse artigo: melhores opções de cartão de crédito aprovado na hora.

Então, vamos para as principais dúvidas e, depois, como efetuar pagamentos de contas no cartão de crédito online ou presencial em uma das agências.

Quando você compra online usando um cartão, o pagamento é instantâneo – você insere o número do cartão, a data de vencimento e o código de segurança do cartão, e a transação (com sorte e tendo limite) é concluída.

Mas, nos bastidores, há também a possibilidade de pagar contas de consumo, boletos e outros tipos de débitos que também podem ser envolvidas para conclusão de transação de pagamento.

Vamos saber como nesse artigo.


Quais tipos de contas posso pagar no cartão de crédito ?

Contas como água, luz, telefone e serviço de tv e internet podem ser pagar com o cartão de crédito.

Alguns cartões, ainda que sejam de alguns bancos específicos, não disponibilizam esse serviço ou restringem a determinado tipo de conta.

No Banco do Itaú, por exemplo, o cliente pode fazer pagamentos de contas e débitos no cartão só se os boletos forem de concessionárias, nos moldes que citamos no começo deste item.

As contas, normalmente, só são aceitas para pagamento via cartão se estiverem em dia, antes ou na data de vencimento.


Qual a taxa para fazer pagamento com cartão de crédito?

Não há uma tarifa fixada e que sirva como base para que os bancos usem ao receber algum tipo de pagamento via linha de crédito do consumidor.

As taxas variam bastante e o ideal é o cliente consultar detalhes dessas tarifas diretamente com o atendimento do seu cartão de crédito.

Só para se ter uma idade da diferença, o Banco do Brasil cobra por boleto cerca de R$ 1,50. Já o Santander, também por boleto, chega a cobrar R4 16 reais.

A diferença é imensa e no final do mês pode fazer diferença.

Portanto, o ideal é se planejar antes de sair efetuando pagamentos de contas e débitos no cartão de crédito e não deixe de consultar a bandeira ou o banco do seu cartão!

Lembre-se que esse tipo de serviço também está sujeito a IOF e isso pode aumentar um pouco o valor da sua dívida anterior, considerando que as taxas e os impostos são aplicados por boletos.

Pode ser interessante: conheça 5 dicas rápidas e fáceis para melhorar crédito.


Como fazer online pagamentos de contas, faturas e boletos?

Para fazer o pagamento de contas e débitos no cartão de crédito você pode optar por dois caminhos: o presencial ou online.

No caso do presencial, você precisa pegar o cartão e as contas que deseja pagar e ir até o banco do seu cartão, caso tenha, e ir na boca do caixa.

Lá, você avisa que efetuará o pagamento da conta com o cartão de crédito.

É necessário que você seja o titular e apresente o documento que comprove sua identidade.

Agora, se você souber mexer com o sistema de pagamento online por meio do internet banking, tudo fica mais fácil.

Normalmente, você acesse o site do seu banco, insere usuário e senha, normalmente criados na sua agência, e clica no menu de pagamentos.

Ao entrar nessa área, você digita o código de barras da conta, ou utiliza outro recurso de leitura de conta, e escolhe a opção de pagar com o cartão de crédito.

Cada banco tem suas instruções de acordo com o sistema de internet banking para clientes. Consulte seu gerente!


Como pagar conta de água, luz e telefone com cartão?

Você pode pagar quase todo tipo de conta e débitos no cartão, para isso, é só levar o seu cartão de crédito bancário ou de loja junto com você se for pagar diretamente em um estabelecimento ou na agência bancária.

Page a conta que deseja pagar. Você pode pagar contas de consumo, boletos etc., mas elas precisam ter o código de barras legível, e o pagamento deve ser feito somente até a data de vencimento da conta.

Contas de água, luz, gás, TV a cabo por exemplo podem ser pagas, no entanto, faturas da Sky e outras operadoras, verifique no seu banco ou emissor do cartão quais as restrições. Conta de telefone podem ser pagas após o vencimento.


Qual a vantagem de usar cartão de crédito para pagar contas?

Não dá pra dizer que as vantagens são inúmeras, porém tudo tem dois lados.

No caso dessa moeda, de se usar o crédito para realizar o pagamento de contas e débitos, você acumulará pontos no cartão e poderá usar isso depois com alguma recompensa.

É comum que os bancos transformem os valores totais em ponto e retribua com prêmios ou até milhas.

Já pensou aproveitar para fazer aquela viagem tão sonhada sem ter que pagar a passagem?

Confira de que forma o seu cartão de crédito te beneficia e curta essa vantagem!