Skip to content

Tipos de fraude online com empréstimo e cartões

Quais os tipos de fraude online com empréstimo mais comuns que praticam na Internet atualmente? Os tipos mais comuns de fraude online são publicidade de empresas falsas e os mais conhecidos são chamados de phishing.

O phishing é o processo de coleta de suas informações pessoais através de emails, SMS, Whatsapp ou sites que afirmam ser legítimos, vendem produtos financeiros como empréstimos pessoais e financiamentos mas não são.

Tipos de fraude online com empréstimo e cartões

Essas informações podem incluir nomes de usuário, senhas, números de cartão de crédito, números de CPF, RG e CNH, etc. Muitas vezes, os emails direcionam você para um site onde você deve atualizar suas informações pessoais.

Sites de empréstimo que parecem verdadeiros

Porque esses sites muitas vezes parecem “oficiais e verdadeiros”, eles esperam que você seja levado para divulgar informações valiosas que você normalmente não revelaria.

Simulam um empréstimo pessoal, você preenche com seus dados e informações e ainda é solicitado depósitos e pagamentos antecipados para liberação das quantias solicitadas.

Isso muitas vezes, resulta em roubo dos valores pagos, roubo de identidade pois ficarem com cópias de documentos pessoais e  perda financeira.

Leia também:

Fraude online e golpe de empréstimo com Spyware e vírus.

Spyware e vírus de computador são ambos programas maliciosos que são carregados em seu computador ou aplicativo de dispositivos mobiles sem o seu conhecimento.

O objetivo desses programas ou aplicativos moveis pode ser o de capturar ou destruir informações, arruinar o desempenho do computador ou sobrecarregá-lo com publicidade falsas.

Os vírus podem se espalhar infectando computadores e, em seguida, se replicar. os Spywares se disfarçam como um programa ou aplicativo legítimo e incorpora-se ao computador, onde, em seguida, monitora sua atividade e coleta informações continuamente até ser descoberto e eliminado.

Golpe do empréstimo com Pop-up

Este tipo de fraude para ofertar empréstimos pessoais é na forma de “Pop-up” são um tipo de fraude online muitas vezes usado para obter informações pessoais também ou direciona-los para páginas e sites.

Pop-up são as janelas ou os anúncios que aparecem de repente sobre ou na janela que você está vendo atualmente no seu browser.

Sites fraudulentos ou janelas pop-up são usados para coletar suas informações pessoais especialmente com formulários online.

Outros termos para o processo de coleta de dados e golpes para obter suas informações pessoais incluem também links adicionais para sites reais e podem ser incorporados em emails para levá-lo a acreditar que o e-mail é legítimo.

Ex: o email parecer ser do seu banco, possui links para seu banco, mas o links principal que eles desejam que você clique, ;e de uma site fraudulento.

Sites fraudulentos, contatos de whatsapp, e-mails ou janelas pop-up e muitos mais.

Quando você tiver acesso a iscas como estas fique atento se:

  • Pede informações pessoais (número da conta, senha, número de documentos, data de nascimento, etc.).
  • Pareça ser de uma fonte legítima (lojas de varejo, bancos, agências governamentais, etc.).
  • Contem iscas como prêmios ou outros tipos de avisos de certificado.
  • Link para outros sites reais e links de sites ou aplicativos falsificados.
  • Contém endereços e números de telefone fraudulentos.

As janelas pop-up são muitas vezes o resultado de programas instalados no seu computador chamados “adware” ou “spyware”.

Esses programas observam sua atividade de visualização na Web e vêm regularmente escondidos dentro de muitos downloads gratuitos, como software de compartilhamento de música, site de vídeos adultos ou de telas de descanso etc.

Muitos desses programas parecem ser inofensivos, mas alguns contêm programas “cavalo de Tróia” que podem gravar suas teclas, teclas digitadas e transmitir informações para uma fonte não autorizada.

7 dicas para se proteger de fraude online?

1. Conheça os golpes.

  • Phishing, falsificação de emails, páginas de redes sociais, sites online e aplicativos, fraude com Pop-up, grupos no Whatsapp e telegram – são tipos comuns de fraude online usado para obter informações pessoais e oferecer empréstimos pessoais.
  • Cavalo de Tróia – são vírus que pode gravar suas telas e teclas. Ele pode ser instalados em um anexo ou ser acessado através de um link no e-mail, site ou janela pop-up.
  • Sites e publicidade falsas – são URLs que encaminham você para um site que parece legítimo mas é fraudulento. Para validar um URL, você pode digitar ou colar a URL em uma nova janela do navegador da web e se ele não levá-lo a o site legítimo do banco ou instituição financeira você vai receber uma mensagem de erro e, provavelmente foi apenas uma capa para um site fraudulento.

2. Ativar um bloqueador de janelas pop-up.
Existem programas gratuitos disponíveis online que irá bloquear janelas pop-up e os próprios browser possuem bloqueadores.

Certifique-se de realizar uma pesquisa na Internet para “bloqueador pop-up” ou olhar para as opções fornecidas pelos principais motores de busca. Você precisará confirmar que esses programas são de empresas legítimas antes de baixar.

Depois configurar ou instalar um bloqueador pop-up, você deve determinar se ele bloqueia informações que você precisa visualizar ou acessar. Se este for o caso, você deve considerar desligar o bloqueador quando você está em sites que você sabe usar janelas pop-up para fornecer informações que você precisa ou quer ver.

3. Rastrear seu computador para busca de spyware.

Você pode eliminar janelas pop-up potencialmente arriscadas removendo qualquer spyware ou adware instalado em seu
computador. Spyware e adware são programas que monitoram sua atividade da visão de Web e transmitem informações a uma fonte não autorizada.

Realize uma pesquisa na Internet por remoção de “spyware” ou “adware” para encontrar programas gratuitos de remoção. Tal como acontece com um bloqueador pop-up, você vai querer ter certeza de que seu programa de remoção não está bloqueando, ou removendo, itens procurados, e se for, considere desligá-lo para alguns sites.

4. Evite baixar programas de fontes desconhecidas.

Os downloads podem conter programas ocultos que podem comprometer a segurança do seu
computador.

Da mesma forma, anexos de e-mail de remetentes desconhecidos podem conter vírus nocivos. 5. Mantenha seu sistema operacional de computador e navegador de Internet atualizado.

6. Mantenha o software antivírus atualizado.

Software antivírus precisa de atualizações freqüentes para se proteger contra novos vírus.

Selecione um provedor respeitável. Baixe as atualizações antivírus assim que você for notificado de que uma nova atualização do programa está disponível, ou sinalizar seu programa para baixar e instalar as atualizações automaticamente se essa opção estiver disponível.

7. Mantenha suas senhas em segredo.
Altere a senha regularmente, usando uma mistura de números e caracteres para evitar qualquer tipo de fraude online ou golpe do empréstimo.

As senhas fortes são as verdadeiras salvaguardas eletrônicas que clientes podem enfrentar as fraudes, então as mantenha seguras, não divulgue ou salve senhas bancárias em local de fácil acesso.

Mais artigos interessantes..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *