Skip to content

5 maiores desvantagens de ter muitos cartões de crédito

Ter muitos cartões de crédito tem suas desvantagens mas também tem muitas vantagens – mas nem tudo é como pilotar avião sem ao menos saber quais os comandos. Com a variedade de benefícios que os melhores cartões de crédito oferecem, é tentador solicitar todos os cartões que você tiver acesso.

Mais cartões significam que você pode obter mais bônus, dinheiro de volta, e ganhar recompensas extras em diversas categorias de gastos adicionais e aproveitar ainda mais as vantagens com viagens de descontos promocionais.

Quais as desvantagens de ter muitos cartões?

Essa tem sido a estratégia de muitas pessoas e, neste momento, ter mais de uma dúzia de cartões de crédito pode não ser algo tão ruim. Embora você possa obter um valor substancial tendo poucos cartões, mas há desvantagens a serem observadas antes de começar a pedir inúmeros cartões de crédito a cada mês do ano.

5 maiores desvantagens de ter muitos cartões de crédito

1. Você tem mais contas para gerenciar

Sempre que você adiciona um cartão de crédito à sua carteira, você torna suas finanças muito mais complicadas. Você tem outra fatura a pagar, o que torna mais provável a perda de um pagamento (embora você possa atenuar esse risco configurando o pagamento automático). Também é outra conta que você precisa monitorar quanto a fraudes.

Quando você tem um ou dois cartões de crédito, provavelmente não terá muitos problemas. Mas com mais, torna-se muito mais um desafio gerenciar todas essas contas. Quaisquer pagamentos perdidos ou outros erros também podem custar dinheiro, portanto, você só deve assumir esse tipo de responsabilidade se souber que pode lidar com isso.

2. É mais difícil obter aprovação para novos cartões de crédito

O maior aborrecimento por ter tantos cartões de crédito é que fica significativamente mais difícil obter a aprovação para novos. Muitas empresas de cartão de crédito agora negam solicitações porque o solicitante já tem muitas contas de crédito abertos ou porque solicitou muitos cartões recentemente.

Se você está acostumado a aprovar facilmente seus solicitações porque possui uma pontuação de crédito boa ou excelente, esteja preparado para que isso mude conforme o número de cartões vão chegando na sua casa.

3. Você pode pagar mais taxas anuais sem necessidade

Muitos dos cartões de crédito com mais vantagens e, especialmente, os cartões de viagem mais populares, cobram taxas de anuidade (taxas anuais). É fácil justificar o pagamento de uma taxa anual por um cartão se você o usa com frequência e obtém muito valor dele.

Quando você tem vários cartões com taxas anuais, precisa ponderar cuidadosamente se os está usando todos o suficiente para fazer com que essas taxas valham a pena. E mesmo se a resposta for sim, ainda pode ficar caro.

4. Você precisa se lembrar de qual cartão usar para cada compra

Uma vantagem de ter vários cartões de crédito é que você pode ganhar mais recompensas em suas compras.

Por exemplo, você pode combinar um cartão que ganha uma taxa fixa sólida em todos os seus gastos com cartões que ganham taxas de bônus mais altas em categorias específicas, como supermercados, viagens, restaurantes e gasolina.

É uma ótima maneira de aumentar a quantia em dinheiro de volta ou pontos de viagem que você ganha.

A desvantagem é que, para ganhar essas recompensas extras, você também precisará saber qual cartão usar para qual categoria de bônus. Isso pode levar a situações em que você está parado no caixa tentando lembrar quais de seus muitos cartões receberão mais recompensas.

5. Pode afetar sua pontuação de crédito

O número de cartões de crédito que você possui não afeta sua pontuação de crédito, mas ainda existem algumas maneiras pelas quais ter muitos cartões de crédito pode prejudicar seu crédito.

A duração média do seu histórico de crédito é um fator usado para calcular sua pontuação. Outro fator que afeta sua pontuação de crédito são as novas consultas de crédito, que incluem as consultas de crédito físico que ocorrem sempre que você solicita um cartão de crédito.

Se você solicitar vários cartões de crédito, terá várias consultas difíceis em seu arquivo de crédito, diminuindo assim sua pontuação.

Cuidado com as desvantagens dos cartões de crédito

Não há nada errado em carregar vários cartões de crédito e, de fato, pode ser uma estratégia inteligente para alguns consumidores.

Mas isso também significa que você terá mais riscos e complicações para lidar, portanto, você deve agir com cautela.

Comece devagar e, se achar que pode lidar com mais, faça um cartão de cada vez.

Mais artigos interessantes..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *