Skip to content

O que é uma taxa de anuidade e como evitá-la?

Para que pagamos uma taxa de anuidade? A taxa anual é a taxa que conhecemos como anuidade, essa taxa é paga uma vez por ano, pode ser dividida em até 12 parcelas e serve para você poder usar o cartão de crédito.

Nem todos os cartões de crédito cobra uma taxa de anuidade. Como regra geral, esta taxa é cobrada em cartões de crédito dos mais variados perfil de crédito, desde os cartões ouro, platinum, cartões premium e cartões de crédito diamante e black, cartões de crédito com ou sem restrição, com crédito limitados ou ilimitado.

o que é uma taxa de anuidade e como evitá-la

O que é uma taxa de anuidade?

As taxas de anuidade são uma das taxas mais comuns cobradas em uma cartão de crédito.

É uma taxa que um banco, instituição financeira, credor, emissor ou provedor de crédito cobra automaticamente uma vez por ano pelos benefícios e vantagens que acompanham o cartão.

O valor da taxa de anuidade pode variar de R$ 50 até R$ 5.000 ou ainda mais que esse valor, dependendo dos recursos do cartão de crédito e do investimento do cliente no banco, por exemplo. Normalmente, os cartões de crédito com taxa de anuidade oferecem várias vantagens e benefícios atraentes, como:

  • Acesso exclusivos e condições especiais.
  • Entradas em lounges VIP do aeroporto.
  • Despacho de bagagem gratuita.
  • Seguro de aluguel de carros.
  • Melhores bônus de inscrição e assim por diante.

Saiba mais:

Como é cobrado a taxa de anuidade?

A anuidade pode ter uma cobrança única no seu cartão de crédito durante um mês específico do ano, geralmente no aniversário do seu cartão ou no início do ano civil. Ou, a taxa anual pode ser dividida e paga mensalmente em até 12 vezes. É mais comum que os cartões cobrem a taxa de anuidade em 6, 10 ou 12 vezes.

A taxa de anuidade normalmente é cobrada para cobrir os despesas e custos de manutenção, administração, gerenciamento e monitoramento do uso do cartão.

De acordo com o Banco Central do Brasil, órgão que regula todos os bancos do país, não é proibido cobrar essa taxa e o pagamento pode ser feito à vista ou parcelado mensalmente.

Verifica-se que, pagando a taxa de anuidade, nós realmente cobrimos o custo das recompensas oferecidas com o cartão. Como regra geral, quanto mais e melhor as recompensas oferecidas, maior a taxa anual.

No entanto, não importa o quão cara é a taxa de anuidade, os benefícios podem ser muito mais significativos e no final pode ser muito vantajoso para quem uso o cartão com frequência.

Pelo contrário, se as regalias não forem muito boas, não fará sentido o cartão cobrar uma taxa anual muito alta. É por isso que é importante calcular se há vantagens em contratar cartões com aderência a anuidade.

Duas perguntas: Você pagará essa taxa a cada ano? As recompensas ganhas compensam pagar a taxa de anuidade? Se não, esqueça os cartões com taxas anuais superiores.

Como saber quando uma taxa anual vale a pena

Embora não exista regras rígidas e rápidas que ditem o pagamento de uma taxa de anuidade, vale a pena dizer que na maioria das vezes, pagar a taxa anual um cartão de crédito pode valer a pena se você estiver recebendo mais de volta do que está pagando em taxa.

Também é importante notar que a maioria dos principais cartões de crédito com recompensas dispensam a anuidade no primeiro ano, o que lhe dá tempo para ver se o custo quando adicionado vale os benefícios.

Na maioria das vezes, o pagamento de uma taxa anual vale a pena quando:

1. Você está ganhando recompensas suficientes para compensar a taxa de anuidade. Se você gasta o suficiente em seu cartão todos os meses para acumular muitas recompensas, o pagamento de uma taxa anual pode fazer todo o sentido.

2. Você está usando os “benefícios extras” do seu cartão com frequência suficiente para lucrar com isso e economizar seu dinheiro.

3. Seu cartão oferece serviços pelos quais você precisava pagar de qualquer maneira. Se você precisar adquirir a cobertura de seguro de aluguel de automóveis sempre que alugar um carro por exemplo, pode ser aconselhável obter um cartão de recompensas que ofereça essa cobertura como benefício ao titular do cartão.

Como evitar cobrança da taxa de anuidade?

Embora pagar uma taxa de anuidade não é sempre ruim, muito provavelmente você vai encontrar uma maneira de evitá-las.

Se você compreende que todas aquelas despesas necessárias para obter benefícios não correspondem a sua situação financeira e estilo de vida, não se desespere!

Há uma enorme quantidade de cartões de crédito sem taxa de anuidade que pode ter igualmente todas as vantagens como obtenção de bônus, milhas de viagem ou dinheiro de volta em compras.

Embora os cartões sem anuidade ofereçam poucos benefícios, você deve estar certo que são uma sugestão valiosa para você, e se você usá-los-á completamente justo.

Caso contrário, escolha um cartão de crédito com taxa anual, mas preste atenção às regalias, vantagens e benefícios que vêm com o cartão, e você definitivamente não vai se arrepender.

Mais artigos interessantes..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *