Skip to content

Banco Online: opção conveniente para pagar contas

Imagine a vida sem ter que pagar contas. Fale a verdade, seria como ter a felicidade celestial! Mas, a realidade dolorosa é que quase todos nós temos que lidar com contas, despesas e pagamentos.

Alguns de nós estão em uma melhor situação tecnológica e até financeira para lidar com o estresse e a inconveniência de pagar contas do que outros.

Banco Online: opção conveniente para pagar contas

Mas a boa notícia é que o existe muitas formas de realizar pagamentos e pagar contas que ajudam a facilitar um pouco no economia de tempo e dinheiro.

Banco Online: Pagamento automático de contas

O pagamento automático de contas – às vezes chamado de “pagamento de contas online” ou quando feito em um estabelecimento, é apenas “pagamento de contas” – esse recurso elimina o malabarismo de lembrar quais contas são devidas e quando tem que pagar.

Ele permite que você agende online seus pagamentos recorrentes para que eles saiam diretamente da sua conta bancária no dia do vencimento quando há crédito ou limite para isso.

Muitos bancos ainda oferecem seus próprios sistemas automáticos de pagamento de contas ou DDA, que permitem visualizar suas várias contas e agendar pagamentos de uma forma simples, fácil e prática.

O que é o Débito Direto Autorizado (DDA)? DDA é o Débito Direto Autorizado, criada para enviar cobrança por meio de um boleto enviado diretamente para a conta do devedor, nessa modalidade não há uso de papel ou correspondência eletrônica. Este recurso foi criado pela Federação Nacional dos Bancos (Febraban) em 2009. O DDA ainda não é utilizado por muitas pessoas ou empresas.

Pagamento de contas online digital

Como um pagamento online digital não há necessidade de acompanhar 2 vias de boletos ou faturas de cartão, nem tão pouco notas de papel para poder pagá-las em dia.

Não há necessidade de emitir cheques ou comprar selos e envelopes para enviá-los. Não há necessidade de adivinhar se você realmente incluiu sua fatura no seu relatório de pagamentos!

Os pagamentos pontuais de contas, aliás, são um dos maiores fatores que compõem sua pontuação de crédito. E como o pagamento automático de contas ajuda a pagar suas contas em dia, ele pode ter um impacto importante e positivo em seu relatório de crédito.

Configurar contas e faturas para pagar online

Ao configurar suas contas para serem pagas automaticamente antes ou nas datas de vencimento, você reduz o risco de atrasos de pagamento e taxas de atraso resultantes – você só precisa ter dinheiro suficiente em sua conta bancária para cobrir seus pagamentos agendados.

Por esse motivo, ao pagar contas como agendamento automáticos de boletos e faturas, convém configurar alertas eletrônicos e notificações, se estiverem disponíveis no seu banco online ou acesso ao Internet Bancking.

Essas notificações podem informá-lo por email ou mensagem de texto (SMS) quando o pagamento estiver vencendo ou vencido, o que pode ajudar a garantir que você tenha fundos ou obtenha o suficiente em sua conta.

E, na maioria dos casos, você também pode configurar alertas com o sistema de banco online do seu banco e solicitá-lo par soltar notificações quando o saldo da sua conta cair para um determinado limite.

Do ponto de vista da segurança, os pagamentos feitos através do pagamento automático de contas também são mais seguros do que os pagamentos com cheque enviados pelo correio.

Quando você faz um pagamento de fatura online, suas informações pessoais e da conta são criptografadas, mantendo-as fora do alcance dos criminosos.

Se um bandido intercepta o envelope que contém seu pagamento por cheque, ele não apenas tem acesso às informações da sua conta, mas provavelmente também terá seu nome e endereço.

Desvantagem do pagamento automático

No entanto, uma desvantagem potencial do pagamento automático de contas é que alguns consumidores podem confiar demais nos sistemas bancários para gerenciar suas finanças. Em outras palavras, “podem se esquecer”.

Ao usar o pagamento automático de faturas, ainda é importante monitorar seus pagamentos agendados para garantir que os valores corretos sejam pagos nos dias de vencimento certos.

O pagamento automático de faturas também pode ser prejudicial para suas metas de orçamento se você perder de vista o que está acontecendo com suas finanças.

Mesmo que seus pagamentos saiam da sua conta automaticamente, ainda é importante manter-se organizado e além de quanto dinheiro entra e sai da sua conta todos os meses.

Para pagar contas no modo automático

Outro aspecto a ser lembrado é que ao pagar contas por meio do pagamento automático, isso pode não ser um bom ajuste para contas que variam bastante de mês para mês, como as contas em faturas para pagamentos de cartão de crédito ou de serviços públicos.

Por exemplo, se você terminar com uma fatura mais alta do que o esperado em um mês, isso poderá causar o excesso d0 limite em sua conta, deixando você com taxas de cheque especial ou saldo insuficiente.

No geral, pagar contas com banco online no modo automático pode ser uma ótima ferramenta para ajudá-lo a gerenciar suas faturas e obter pagamentos dentro do prazo.

É importante lembrar que não é uma desculpa para ficar com preguiça de suas finanças.

Consulte também essas informações: