Skip to content

Compreendendo o número do cartão de crédito – o que é?

Uma grande dúvidas dos usuários é: o que é e o que significa o número do cartão de crédito? Interessante como a maioria de nós carrega cartões de crédito e alguns detalhes passam despercebidos. Os cartões, normalmente têm dezesseis dígitos na frente ou nas constas.

Esses dígitos são o número exclusivo de cada cartão e emissor. Por razões óbvias, apenas ter dezesseis dígitos não iria funcionar muito bom, então, para identificação e segurança monetária todos eles seguem um padrão.

O número do cartão de crédito pode parecer apenas uma sequência aleatória de 16 dígitos, no entanto ela é única no mundo, esses dígitos revelam um pouco mais do que você pensa.

Compreendendo o número do cartão de crédito - o que é?

Definição do que é um número do cartão de crédito

“Um número de cartão é o número único impresso em um cartão de crédito ou de débito que identificam uma série de informações que identificam o emissor e o usuário.”

Os seis primeiros dígitos numérico do cartão de crédito são chamados de número de identificação do emissor.

Eles identificam o emissor como – Mastercard, Dinners, Credicard, Visa, Discover ou American Express por exemplo. Os dígitos restantes do número do cartão de crédito são exclusivos para o cartão individual.

Os números dos cartões de crédito geralmente são gravados em relevo, um remanescente nos dias em que uma impressão física dos cartões de crédito era feita por meio de máquinas zip-zap.

Compreendendo o número de cada cartão de crédito

O primeiro dígito do cartão representa a categoria do setor que emitiu seu cartão de crédito.

O American Express está na categoria de viagem e os cartões emitidos por eles têm 3 como o primeiro dígito.

Se você possui VISA ou MasterCard, o primeiro dígito do seu cartão deve ser 4 ou 5, pois são do setor bancário e financeiro.

Os seis primeiros dígitos do número do seu cartão de crédito identificam a instituição que lhe emitiu o cartão.

Os cartões VISA seguem a série 4xx, enquanto o MasterCard usa 51-55 como prefixo.

EmissorPrefixo
 Visa 4-
 MasterCard 51-, 52-, 53-, 54-, 55-
 Diners Club 36-, 38-
 Discover 6011-, 65-
 JCB 35-
 American Express 34-, 37-

Você pode até verificar se um determinado número de cartão de crédito é válido ou não está usando simples adição.

A tabela acima o ajudará entender mais sobre a anatomia do seu cartão de crédito.

Verificar os dígitos do cartão

Os números dos cartões de crédito geralmente são digitados, inseridos, transferidos e cotados. Toda essa transmissão pode causar erros, especialmente considerando que os seres humanos estão envolvidos.

Os seres humanos frequentemente cometem erros na transferência. Para tentar minimizar isso, os números do cartão de crédito contêm um dígito de verificação.

Em um número típico de cartão de crédito de dezesseis dígitos, os quinze primeiros dígitos são determinados pelo banco emissor, mas o último dígito, chamado dígito de verificação, é matematicamente determinado com base em todos os outros dígitos.

5457623898234113

Você não seleciona esse último dígito, é determinístico. A fórmula matemática exata para sua geração foi inventada por Hans Peter Luhn, engenheiro da IBM em 1954.

Originalmente patenteado, o algoritmo está agora em domínio público e é um padrão mundial ISO / IEC 7812-1.

Obviamente, com apenas um único dígito de verificação, nem todos os erros podem ser detectados (há um no acaso dez de um número aleatório com o dígito de verificação), mas o algoritmo Luhn é inteligente na medida em que detecta qualquer único erro (recebendo um único dígito errado), como trocar o 9 por um 6 no exemplo acima. Ele também detecta quase todos os comutadores * pares de dois números adjacentes. Esses erros são erros comuns comuns que as pessoas cometem ao transcrever números de cartões, portanto, o dígito de verificação faz uma coisa boa.

Um benefício adicional adicional é que, como discutido acima, há apenas uma em dez chances de um número gerado aleatoriamente ter o dígito de verificação correto.

Isso fornece uma pequena quantidade de proteção contra hackers ou bandidos mal educados que podem tentar gerar e adivinhar números de cartão de crédito aleatoriamente.

Onde encontro número do cartão de crédito?

Isso vai depender do cartão que você estiver usando, no entanto, você poderá encontrará o número do seu cartão de crédito na frente do seu cartão, esse é o padrão normal para a maioria dos plásticos emitidos.

Contudo, você poderá encontrar emissores que estão utilizando um novo design, com isso, muitos cartões estão com o número impresso atrás, junto com o código de segurança e telefones de contato da instituição financeira.

Consulte esses artigos também:

Mais artigos interessantes..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *