Skip to content

Como solicitar para aumentar limite de crédito do cartão

Como solicitar um aumento do limite de crédito para um cartão, banco ou serviço financeiro. É certo que quanto mais crédito tiver para usar melhor e mais tranquilo um consumidor fica no momento de efetuar uma compra.

Em poucas palavras — Aumentar o limite do seu cartão de crédito ou outra linha de crédito, aumenta a quantidade de dinheiro que você pode acessar livremente.

No entanto, você precisará descobrir quanto solicitar e como defender o seu caso ao fazer esse pedido à instituição financeira.

Um limite de crédito é o valor máximo que o emissor do seu cartão de crédito permitirá cobrar em uma única fatura de crédito. Muito simples, certo? Mas o que realmente acontece se você atingir ou exceder esse limite?

Se você exceder o limite de crédito, o emissor do cartão pode simplesmente recusar novas transações. Alguns emissores de cartões podem permitir cobranças que excedam seu limite de crédito, mas normalmente cobram uma taxa por ultrapassar o limite na primeira vez que você exceder, e mais algum valor se fizer novamente dentro de seis meses.

Atenção: o emissor do cartão não pode cobrar uma taxa acima do limite, a menos que você tenha concordado em permitir cobranças acima do limite em contrato e geralmente isso é praxe no mercado financeiro.

Leia mais:

  1. Pontuação de crédito alta ou excelente: Como se beneficiar?
  2. O que é um limite de crédito? Entenda como funciona!
  3. Acompanhar e rastrear entrega do cartão de crédito

Gastar mais do que seu limite de crédito

Gastar mais do que seu limite de crédito também pode ter outras consequências.

O emissor do seu cartão poderá diminuir seu limite de crédito se você for reincidente e o pagamento exigido poderá aumentar porque você terá que pagar o valor gasto acima do seu limite, além do pagamento mínimo.

As boas notícias?

Seu limite de crédito também pode aumentar automaticamente sem a sua intervenção ou solicitação.

Em alguns casos, se você é um gastador responsável e paga regularmente seu saldo a tempo, o emissor do cartão pode aumentar seu limite de crédito de tempos em tempos, mesmo que você não tenha solicitado um aumento, nesse caso, se não houver interesse da sua parte, basta solicitar a redução do limite.

Mas os emissores de cartões nem sempre aumentam automaticamente seu limite de crédito. Se você deseja aumentar o limite de crédito, na maioria das vezes você deve ser proativo.

Isso significa ligar para o emissor do cartão e explicar por que você merece um aumento no seu limite de crédito.

Parece intimidador? Não se preocupe. Reunimos um guia passo a passo sobre como solicitar um aumento no limite de crédito.

Confira abaixo.


Como solicitar um aumento do limite de crédito no cartão

  1. Pergunte a si mesmo por que deseja aumentar o limite de crédito
  2. Conheça seu histórico de crédito
  3. Reúna os documentos necessários quando solicitar um aumento do limite de crédito

1. Pergunte: por que precisa aumentar o limite de crédito

Se você está pensando em pedir um aumento no limite de crédito no seu cartão de crédito, o primeiro passo é avaliar sua situação financeira atual. Considere os prós e os contras de um aumento no limite de crédito.

No lado positivo, um limite de crédito mais alto pode diminuir sua taxa de utilização de crédito se você manter seu saldo sob controle e poderá salvar você de alguma situação de aperto financeiro e necessidade urgente de uma valor mais elevado.

A utilização de crédito no cartão

A utilização de crédito é a quantidade de crédito disponível que você está usando fora dos limites gerais de crédito.

É um dos fatores que compõem sua pontuação de crédito. A maioria dos especialistas recomenda manter sua utilização geral de crédito abaixo de 30%, porém, isso em geral não acontece com o brasileiro comum.

Normalmente, o uso de taxas mais baixas do crédito na utilização de cartões por exemplo, sugerem aos credores que você pode usar o crédito de forma responsável, sem depender muito dele.

Você pode descobrir sua taxa de utilização de crédito dividindo o saldo total do cartão de crédito pelo limite total do cartão. Ter um limite de crédito mais alto em uma ou várias contas de cartão pode ajudar a manter sua taxa de utilização abaixo de 30%.

Saiba mais sobre a utilização do cartão de crédito e sua pontuação de crédito. Por outro lado, um limite de crédito mais alto também pode causar problemas. “Um limite mais alto pode levar alguns a achar que há muito mais espaço para gastar“.

Muita coisa boa pode ser ruim, especialmente se você começar a abrir mais contas com altos limites de crédito.

Como geralmente é o caso, é melhor gastar com responsabilidade e dentro do seu alcance. Só porque um limite de crédito mais alto pode permitir que você carregue um dispositivo eletrônico caro ou pague férias não significa que pedir um limite mais alto é a opção certa para você.

Não é uma boa idéia solicitar um aumento no limite de crédito para uma compra por impulso, especialmente se o item não for necessário.

Os emissores de cartões também podem visualizar se houve a solicitação de financiamentos ou empréstimos pessoais antes da solicitação de um aumento do limite de crédito como meio de verificar um cliente de risco ou alto risco.

2. Conheça seu histórico de crédito

Este é um passo que definitivamente podemos ajudar. Obtenha suas pontuações e relatórios de crédito gratuitos Score das três principais agências de crédito para ajudar a descobrir sua próxima jogada. E não se preocupe – verificar suas pontuações de crédito é uma ação rápida e fácil, que nunca afetará seu crédito.

Atenção: no entanto, quando você solicita um aumento no limite de crédito da empresa do cartão de crédito, ele pode realizar uma consulta nas agências para determinar sua elegibilidade. Uma consulta rigorosa sobre uma solicitação de aumento de limite de crédito é uma parte normal do processo de solicitação de crédito novo ou adicional.

Uma consulta de crédito permanece nos seus relatórios de crédito por aproximadamente 6 meses e pode afetar sua pontuação de crédito, dependendo do modelo de pontuação usado pela agência ou Bureau.

Quanto um pedido de aumento de limite de crédito poderá prejudicar a pontuação de crédito?

Uma consulta de crédito resultante da sua solicitação de aumento do limite de crédito normalmente resultará apenas em uma pequena queda na sua pontuação de crédito ou score. Existem muitos tipos diferentes de modelos de pontuação, portanto, uma pessoa não possui apenas somente uma forma de ser pontuado.

Os modelos de pontuação de crédito são proprietários, ou seja, o Serasa, SPC e SCPC possuem formas distintas de manter os pontos de cada consumidor, por isso é impossível saber exatamente quantos pontos uma pontuação de crédito mudará como resultado de uma consulta de crédito.

3. Documentos necessários ao solicitar um aumento no limite de crédito

O emissor do seu cartão pode querer saber sua renda anual atual, status de emprego e quanto você paga pela moradia todos os meses.

Tenha essas informações prontas antes de ligar. É isso mesmo, dissemos ligar.

Às vezes, você pode solicitar um aumento no limite de crédito aplicando no site do emissor do cartão, mas terá uma oportunidade melhor de descobrir informações se falar com um representante por telefone.

Se você solicitar um aumento por telefone, poderá conversar com o representante e fazer perguntas ou ver se há uma quantidade de crédito adicional que você poderia obter sem uma investigação difícil, para que isso possa ser melhor em determinadas situações.

4. Ao pedir um aumento de crédito

Ao pedir um aumento de crédito para seu cartão, é uma boa idéia manter o básico. Mantenha a solicitação simples e direta.

Aqui estão algumas dicas de como fazê-lo.

  • Prepare seus argumentos de discussão com antecedência, por exemplo, por que você deseja aumentar e quanto deseja aumentar.
  • Faça uma lista de perguntas a serem respondidas antes de confirmar a solicitação. Por exemplo, você poderá solicitar outro aumento de limite de crédito posteriormente, se desejar. Essa solicitação resultará em uma consulta de crédito sobre seus relatórios e históricos no CPF?
  • Seja educado e explique por que você está pedindo um aumento no limite de crédito. Não perca a calma se as coisas não estiverem indo do seu jeito ou se o representante tiver uma atitude. Em vez disso, considere desligar a ligação e tentar novamente mais tarde com um agente diferente.
  • Se você não conseguir, pergunte o porquê. Você quer saber o motivo exato pelo qual o aumento foi negado, para poder trabalhar na criação de uma situação em que é mais provável que seja aprovado. Se você estiver manipulando muitos saldos altos, por exemplo, crie um plano para pagá-los. Quando estiver em uma posição melhor, tente novamente.

A maioria dos fatores que determinam o sucesso são determinados antes do início da conversa. O que você diz pode não aumentar a probabilidade de aprovação se você estiver trabalhando contra uma baixa pontuação de crédito ou um histórico de pagamentos ruim com esse credor.

Ainda assim, dizer as coisas certas certamente não prejudicará seu caso.

5. Obtendo um aumento no limite de crédito no cartão

Se você obtiver um aumento no limite de crédito, poderá melhorar sua pontuação de crédito reduzindo a taxa de utilização do cartão de crédito e mantendo o saldo baixo.

Ao mesmo tempo, ter mais crédito disponível pode ser tão tentador que você acaba com mais dívidas no cartão de crédito do que pode pagar confortavelmente.

Se você tomar cuidado para não assumir mais do que pode, um limite mais alto permitirá que você faça grandes compras com mais eficiência, possivelmente acumulando mais pontos de recompensa ao longo do caminho.

Antes de solicitar um aumento do limite de crédito no seu cartão de crédito, avalie primeiro sua situação financeira atual. Seja honesto consigo mesmo sobre o motivo pelo qual deseja um limite de crédito mais alto.

Então, se você ainda acha que um aumento no limite de crédito é do seu interesse, entre em contato com o emissor do cartão e faça o seu caso.

Mais artigos interessantes..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *