Skip to content

6 fatores importantes ao procurar empréstimo seguro e confiável

Procurar bancos, credores e emprestadores online é a parte mais fácil, no entanto, sem ter a noção dos 6 fatores mais importantes ao procurar um empréstimo seguro e confiável a coisa pode complicar um pouco. Continue e lendo…

Você recebe uma ligação no seu celular ou em casa, um email na sua caixa eletrônica, uma notificação no seu Whatsapp ou SMS e até uma carta com um “aviso de empréstimo pré-aprovado” – mas como você pode saber se é de um credor real?

fatores importantes ao procurar empréstimo seguro e confiável

Como e onde obter empréstimo seguro e confiável?

Se a oferta de crédito for de uma fonte conhecida, como uma instituição creditícia famosa, oferta do seu banco ou financeira e um dos muitos fornecedor de empréstimos pessoais já reconhecidos no país, isso pode ser uma proposta real.

Mesmo assim, sua melhor aposta é procurar se saber se a oferta está online, ligar diretamente para o suporte ou central ao cliente do credor para ter um ideia geral do que esta acontecendo.

Leia também:

Para não ter problemas futuros, use essas dicas antes de assinar qualquer contrato de empréstimos e garanta que você esteja lidando com um negócio seguro, confiável e honesto.

  • 1. É fácil entrar em contato.

    Ao ligar ou enviar um email a um credor legítimo, você deve receber um atendimento decente, pronto para responder às suas perguntas. O credor também deve exibir claramente qual o local físico caso queira ir até lá e se preciso informar credenciais, taxas, termos e dados comerciais especialmente online.

  • 2. O site é seguro e confiável.

    Procure um pequeno cadeado à esquerda da barra de endereço para confirmar que o site é seguro e confiável. A maioria dos credores legítimos usam criptografa para proteger as informações enviadas online com SSL de 128 ou 256 bits. Se um credor não possui um SSL identificável, siga em frente. Não vale a pena aproveitar essa oferta e colocar em risco suas informações pessoais.

  • 3. Não faz analise e consulta de crédito.

    Quando você solicita um empréstimo seguro e confiável, normalmente é feita dois tipos de verificações de crédito: uma para confirmar sua existência e uma para avaliar seu histórico. Se um credor não se importa com essa etapa importante do processo, fique atento. Mesmo em consignados e empréstimo com restrição é necessário análise de crédito.

  • 4. As regras e termos do empréstimo são claros.

    Os bancos, financeiras e credores legítimos fornecerão um contrato transparente, descrevendo quanto é o seu empréstimo, as taxas que você pagará, quaisquer possíveis multas, sua taxa de juros, o total de juros que você pagará e o custo final do seu empréstimo – CET Custo Efetivo Total. Ele também detalha quando você pagará e quais as suas opções de pagamento. Se o seu contrato estiver incompleto, não o assine.

  • 5. Revisões e classificações estão disponíveis online.

    Veja o que as outras pessoas estão dizendo online sobre a fintech ou empresa de crédito eme questão. Com sua pesquisa, pergunte: existe críticas mais positivas ou mais negativas? Quais problemas os clientes relatam sobre a empresa? Você pode encontrar informações confiáveis sobre o emprestador? Se você não consegue encontrar nada de positivo – ou qualquer coisa – em fontes respeitáveis como no Reclame Aqui, você pode estar olhando para uma empresa fraudulenta.

  • 6. Cobra taxas e depósitos iniciais.

    Os credores legítimos geralmente nunca cobram nada até você receber seu empréstimo seguro – a primeira parcela 30 dias depois ou outra data específica. Se a empresa ou credor está solicitando qualquer valor antecipado para liberar o empréstimo, certamente estamos lidando com um fraudador online, e se você depositar a quantia solicitada, o dinheiro do empréstimo nunca irá aparecer na sua conta bancária.

Alerta de fraude em oferta de empréstimo pré-aprovado

Por que estou recebendo essas ofertas de empréstimo? Geralmente, tudo o que você precisa é de um bom histórico de crédito para começar a receber ofertas pré-aprovadas.

Os credores podem verificar seu CPF com diferentes agências de relatórios como o Serasa, SPC e Boa Vista para saber se você atende aos critérios mínimos necessários para obter um empréstimo pessoal com eles.

Como seu crédito e pontuação pode mudar com o tempo, é possível se qualificar quando o credor realiza a verificação, mas não quando faz a oferta.

Oferta de crédito e empréstimo pessoal

Certos eventos também podem atrair ofertas de empréstimos. Não é inédito receber várias ofertas de empréstimos pessoais se você financiou recentemente uma moto, comprou um carro novo, financiou um imóvel ou se solicitou recentemente outras formas de crédito e foi aprovado.

No entanto, nem toda oferta de crédito e empréstimo que você recebe é segura, confiável e honesta.

Se você recebeu uma oferta que parece suspeita, pelo telefone, email, SMS, Whatsapp, carta em casa ou até pelo Facebook, confie em seu instinto.

Existem muitos golpes por aí no mundo real e principalmente no mundo virtual. Esses seis sinais que relacionamos podem ajudá-lo a encontrar um empréstimo seguro e confiável e evitar gastar seu dinheiro em uma oferta de empréstimo falso.