Skip to content

5 dicas rápidas para melhorar crédito agora !

“Você pode ignorar seu crédito, mas seu crédito não ignorará você. Uma ótima maneira de melhorar o seu crédito sem sobra de dúvidas é pagar todas as suas contas em dia, diversificar seu mix de créditos e financiamentos.” — Isto é o que é crédito em poucas palavras.

Pense no seu crédito como se fosse sua impressão digital. Cada um de nós tem sua próprio pontuação e histórico de crédito.

como melhorar crédito sem truques e de maneira sólida

O seu crédito pode incluir uma constelação inteira de decisões financeiras, variando entre as grandes (cartões de crédito, empréstimo pessoal, financiamento de automóvel, crédito pessoal, hipoteca etc.) e os pequenos financiamentos (fazendo saques no limite bancários e usando o prazo de seu cartão de crédito para fazer compras).


Como melhorar crédito agora?

Se você tem bom crédito, legal, se tem crédito ruim, precisa melhorar, se tem crédito com restrição, tem que pagar as dívidas e limpar o nome sujo, e por aí vai.

Muitas pessoa tem a necessidade imediata de construir o crédito a partir do zero, e a maioria de nós tem espaço para melhorar o crédito e conseguir um lugarzinho ao sol.

Não existe uma fórmula mágica ou pista rápida para conseguir um excelente pontuação de crédito nos bureaus de crédito como Serasa, SPC Brasil e Boa Vista, no entanto, bons hábitos financeiros são os responsáveis por ajudar as pessoas a melhorar a saúde do crédito.

Por isso listamos alguns prós e contras a serem lembrados ao tentar obter crédito, solicitar seu cartão ou pedir empréstimo pessoal.


  1. Não pagar suas contas em dia.
  2. Deixar de pagar suas dívidas.
  3. Não diversificar seu mix de crédito.
  4. Pedir muitos novos cartões de crédito ao mesmo tempo.
  5. Não fazer compras à prazo ou financiamentos.

Não pagar suas contas e faturas em dia

O que interessa aos credores, acima de tudo, é a probabilidade de que você vai pagar suas dívidas. Fazer disto seu mantra, paga sempre e sempre em dia, de preferência um ou dois dias antes do vencimento.

Isto se torna uma prova irrefutável de que você é um consumidor e mutuário confiável e procura manter seu crédito em dia e saudável.

É por isso que é importante efetuar pagamentos pontuais em todas as  suas contas. Isso inclui não apenas seu cartão de crédito, mas também seu aluguel, serviços públicos e até a conta do seu celular.

Pagamentos em atraso ou em falta de pagamento podem prejudicar significativamente sua pontuação de crédito.

Se você tiver problemas para acompanhar suas contas, considere configurar pagamentos automáticos ou lembretes de pagamento em agendas eletrônicas ou avisos de notificação no seu celular.

Claro, ninguém é perfeito. Se você esquecer ou acidentalmente efetuar um pagamento atrasado em uma de suas contas, não será o fim do mundo.


Não deixe de pagar todas as suas dívidas pendentes.

Seu índice de utilização de crédito compara o valor da dívida que você tem com o valor que você tem à sua disposição todos os meses através dos seus rendimentos.

Os credores querem ter certeza de que você não está emprestando mais do que pode pagar.

A maioria dos especialistas recomenda manter a utilização geral do cartão de crédito abaixo de 30% mas é lógico que isso nunca acontece.

A maneira mais fácil de ficar abaixo dessa porcentagem é pagar o saldo total do cartão de crédito todos os meses antes do vencimento.

Quanto um portador de cartão de crédito mantém uma taxa de utilização de crédito baixa sugere que ele usa o seu crédito de forma responsável, com isso, ele passa a ser correlacionado com pontuações de crédito mais altas e visto como maior integridade geral relacionado ao crédito.

Por outro lado, você também pode melhorar seu crédito e mantendo sua taxa de utilização de crédito baixa solicitando um aumento no limite de crédito ou pedindo um novo cartão de crédito.

Lutando para pagar dívidas? Considere reduzir seus pagamentos de juros transferindo dívida com juros altos para um único cartão de crédito por transferência de saldo. Verifique no seu emissor se ele possui essa modalidade de crédito e peça mais informações.


Não diversificar seu mix de crédito.

Ter crédito refere-se principalmente a estar com o nome limpo e ter boa pontuação, mas também significa ter vários tipos de contas, débitos e finaciamentos incluídos nos seus relatórios de crédito ou cadastro positivo.

Embora isso provavelmente não aumente ou diminua sua pontuação, os credores normalmente gostam de ver uma mistura de de crédito rotativos (por exemplo, cartões de crédito) e empréstimos pessoais, consignado, crédito parcelado, como hipotecas, empréstimos para automóveis, para imóveis e empréstimos para estudantes.

Quanto mais você diversificar seu crédito tomando dinheiro emprestado, melhor.

Obviamente, não é uma boa ideia fazer empréstimo a torta e a direita, principalmente se você não precisa, basta apenas adicionar um pouco de cada modalidade ao seu crédito.


O que não fazer com seu crédito ?

Não peça muitos cartões de crédito ao mesmo tempo

Cuidado para não solicitar cartões de crédito em demasia em um curto período de tempo.

Toda vez que você solicita um cartão de crédito ou empréstimo, isto gera históricos que permanece em seus relatórios por alguns meses e pode ter um pequeno efeito negativo na sua vida financeira.

Muitas consultas de crédito em um curto período de tempo também podem gerar uma bandeira vermelha para os credores, pois isso sugere que você pode estar louco por dinheiro ou se preparando para adicionar uma tonelada de dívida no seu CPF.

Isso não significa que você nunca deve solicitar um novo cartão, empréstimo ou crédito, apenas certifique-se de não fazer tudo no mesmo mês.

Deseja melhorar seu crédito pessoal

Deseja melhorar seu crédito e pontuação ?

O primeiro para é conhecer sua pontuação de crédito consultando seu histórico para saber qual a sua situação junto aos credores. Isso pode ser um bom começo.

Uma pontuação de crédito é, na verdade, um conceito bastante simples:

É um número baseado nas informações contidas no seu relatório de crédito e ajuda os credores a determinar qual a probabilidade de você pagar seus empréstimos.

Pontuações de crédito diferentes podem ser baseadas em diferentes modelos de pontuação, mas os principais fatores geralmente incluem a taxa de utilização do seu crédito, histórico de pagamentos, idade do crédito e quaisquer registros depreciativas nos seus relatórios.

Você pode verificar suas pontuações de crédito gratuitamente no Serasa Experian, Boa Vista SCPC e no SPC Brasil.


Melhor maneira de melhorar crédito sem truques.

A melhor maneira de melhorar seu crédito é tratá-lo como algo importante e longa jornada, em vez de uma corrida apressada e imediata.

A construção de crédito pode levar tempo.

Podemos desejar receber um gratificação instantânea, mas na verdade ter crédito bom ou excelente não funcionam dessa maneira.

Seu crédito têm o objetivo o de mostrar a imagem geral da sua saúde financeira, portanto, faz sentido que eles não sejam suscetíveis a uma solução rápida do tipo vapt vupt.

Nosso melhor conselho? Permaneça paciente e trabalhe no desenvolvimento de bons hábitos com suas finanças.

Com um pouco de esforço e dedicação, você verá seu crédito melhorar com o tempo.