Skip to content

10 razões que fazem cartões de crédito ser obrigatórios

Desde que você possa usar um cartão de crédito com responsabilidade, há inúmeras vantagens em usar um cartão de crédito. Eles oferecem recompensas, proteção e muita conveniência.

Por que usar cartões de crédito? Outras opções de pagamento, como cartões de débito e dinheiro em espécie, podem parecer uma maneira mais fácil de manter o orçamento, mas não são.

10 razões que fazem dos cartões de crédito obrigatórios

Cartões de crédito são obrigatórios ?

Apesar de serem ótimos, os cartões de crédito têm uma reputação de incentivar seus portadores a gastar dinheiro que não possuem – especialmente quando encontra ofertas atraentes nos shoppings ou catálogos enviadas pelo correio.

Mas certamente ter um bom cartão de crédito é obrigatório. Quando usados ​​com responsabilidade, os cartões de crédito podem ser ótimos aliados para manter o bem-estar financeiro.

Os titulares de cartão de crédito inteligentes podem até ganhar dinheiro usando apenas o cartão!

Como os cartões de crédito podem ajudá-lo a sair na frente? Leia.


1. Cartão de crédito constrói histórico de crédito.

As pontuações de crédito, obtidas dos registros de sua atividade financeira, são essenciais se você planeja emprestar dinheiro. Essas pontuações vêm parcialmente do histórico do seu cartão de crédito.

Ao contrário do uso do cartão de débito, o uso do cartão de crédito ajuda melhorar sua pontuação juntos as instituições financeiras e agências de crédito.

Um histórico de pagamento pontual do saldo do cartão de crédito ajuda imensamente sua pontuação. E quanto mais você usar cartões de crédito, mais construirá seu histórico de crédito, melhorando ainda mais sua pontuação.


2. Eles podem oferecer bônus de entrada.

Como presente de boas-vindas, muitos cartões oferecem bônus para quem os adquire. Normalmente você precisa gastar uma certa quantia (às vezes dentro de um determinado período de tempo) para obter o bônus, então leia as letras pequenas.

Mas ainda é um privilégio inestimável. Como exemplo: o cartão Santander Free é sem anuidade para quem gasta pelo menos R$ 100 mensalmente.


3. Eles devolvem dinheiro no Cash-Back ou Money-Back

Quando os programas de pontos se tornaram populares o cartão de crédito ficou ainda mais atrativo, a cada compra com o cartão, o portador poderia trocar esses pontos por produtos ou serviços, agora a evolução é: ao comprar o cliente recebe uma porcentagem dos gastos em dinheiro de volta.

Ou seja, ao fazer compras com cartões de crédito, você ganha uma pequena quantia em dinheiro. A recompensa em dinheiro pode ser de um a seis por cento do total da sua compra. Com o tempo, essas recompensas podem resultar em um bônus considerável se você usa o cartão para tudo.


4. Eles oferecem programas de recompensas.

Existem quase tantos programas de recompensas quanto cartões. O truque é encontrar um programa de recompensas que se adeque aos hábitos de gastos que você já possui ou faça parceria com um varejista que você já gosta.

Os programas de recompensas podem incluir, mas não estão limitados a:

  • Sistemas de pontos. Você ganha pontos com base em quanto gasta e ganha pontos por cartões-presente ou outras recompensas.
  • Cartões de passageiro frequente. Você acumula milhas aéreas toda vez que voa, que pode resgatar para descontos em voos futuros. Esses cartões podem oferecer bônus lucrativos de milhagem de inscrição.
  • Cartões de recompensa de viagem que oferecem “milhas de cartão de crédito” – ligeiramente diferentes das milhas de passageiro frequente, mas ainda assim recompensando as viagens.
  • Recompensas em categorias comuns de gastos, como refeições em restaurantes, gás ou mantimentos. Esse tipo de cartão pode ser ótimo para usuários que não viajam muito, mas ainda desejam tirar o máximo proveito do cartão.

5. Eles rastreiam seus gastos para você.

Deseja melhor seu orçamento financeiro mensal?

Tenha acesso direto a consulta do cartão de crédito facilmente, eles são um rastreador de despesas embutido.

Suas compras são gravadas online com todas as informações essenciais – onde, quando, quanto e com que frequência você gasta. Algumas empresas de cartão mantêm seus registros de gastos por anos.

Esse benefício se torna especialmente útil na hora de pagar o IRPF. Com um registro dos gastos do ano passado já compilado, você economizará tempo e esforço em listar seus impostos.

As despesas comerciais, despesas com propriedades, com aluguel, contribuições para instituições de caridade, escolas e áreas mais difíceis de declaração de impostos são exibidas no extrato do cartão de crédito.

6. Cartões de crédito protegem seu dinheiro contra fraudes.

Uma das maiores vantagens dos cartões de crédito em relação aos cartões de débito é o nível de proteção contra fraudes que eles oferecem.

Digamos que seu cartão de crédito seja roubado, perdido ou extraviado ou alguém encontre suas informações online. Mesmo que o ladrão comece a fazer compras no seu cartão imediatamente, você não perderá muito dinheiro, porque as cobranças nos cartões de crédito não serão imediatamente descontadas.

Depois que você notificar a empresa do cartão sobre o roubo, eles suspenderão o seu cartão e iniciaram uma investigação. Você não é responsável por quaisquer compras fraudulentas feitas nesse meio tempo.


7. Eles vêm com proteção de compra.

A proteção do consumidor é uma grande vantagem de muitos cartões de crédito. Se você comprar um item com cartão de crédito e depois descobrir que está danificado ou com baixa qualidade, poderá devolvê-lo e remover a cobrança da sua fatura mensal.

Os cartões de crédito podem oferecer garantias estendidas sobre eletrônicos, móveis e outros itens que você espera usar por um longo tempo. Em muitos casos, o cartão duplica o tempo na garantia do fabricante. Certifique-se de manter seus recibos!


8. Eles têm períodos de carência de juros.

Essencialmente, os cartões de crédito oferecem um empréstimo sem juros por até 40/45 dias ou menos.

Você pode usar dinheiro emprestado com cartões de crédito sem juros por um período.

Ao contrário dos cartões de débito, os cartões de crédito não exigem que você tenha os fundos para uma compra imediatamente, você precisa apenas de um limite de gastos que comporte mais compras.

Os cartões possuem um período de carência para você fazer o pagamento do valor total ou parcial da fatura.

Use esse período sem juros com sabedoria , pois os cartões de crédito funcionam melhor para você se você pagar o valor total ou o máximo que puder todos os meses.


9. Eles possuem seguro.

Confira as proteções ao consumidor oferecidas com seu cartão de crédito.

Provavelmente, você encontrará benefícios que não sabia que tinha. Além de garantias estendidas e proteção de compra, muitos cartões oferecem proteção de devolução, seguro de carro alugado e seguro de viagem .

10. Cartões são aceitos nacional e internacionalmente.

Por falar em viagem, seu cartão de crédito é seu melhor amigo quando você está viajando.

Pagar por produtos, serviços e alugar carros são muito mais fáceis de reservar quando se tem cartão  de crédito do que com cartão de débito.

Os serviços hospedagem e especialmente os de aluguel de carros geralmente colocam algumas centenas de dólares em seu cartão quando você faz esses aluguéis. Essa retenção pode ser inconveniente com um cartão de débito.

Os cartões de crédito também são aceitos mais facilmente do que os cartões de débito em todo o mundo.

Se você estiver viajando para um país estrangeiro, planeje usar as taxas de câmbio mais baixas no seu cartão de crédito, em vez de pagar altas taxas de câmbio em dinheiro nos aeroportos.

Cartões de crédito possuem taxas de juros mais baixas ?

As vezes sim, o bom dos cartões de crédito é que eles não vêm com cobranças a descoberto ou taxas de transação individuais que os cartões de débito aplicam, dependendo do credor.

Embora os cartões de crédito possam ter taxas de anuidade, as recompensas e o dinheiro de volta que você ganhar pode diminuir esses custos de aquisição.

E, desde que você pague seu cartão de crédito integralmente todos os meses, não receberá qualquer cobrança de juros para pagar nas faturas.

Com o uso inteligente de cartão de crédito, você pode:

  • Economizar bastante dinheiro.
  • Manter seu dinheiro protegido e;
  • Receber algumas vantagens.

Se você pode usar um cartão de crédito de forma responsável, não há realmente nenhuma razão para não ter. Inclusive leia aqui: quantos cartões uma pessoas pode ter na carteira.

Eles oferecem recompensas, proteção e conveniência e facilitando a criação de seu crédito melhorando sua pontuação. Pense nisto.

Saiba como solicitar um proposta do Cartão Santander agora mesmo sem muita burocracia.