Skip to content

O que é um cartão de débito ?

Um cartão de débito é um método de pagamento que pode ser usado como uma boa alternativa ao uso do dinheiro ao fazer e pagar por compras, produtos e serviços.

O cartão de débito normalmente está vinculado à uma conta corrente e, quando você o utiliza para fazer compras ou pagar por mercadorias por exemplo, o dinheiro é automaticamente deduzido da sua conta em forma de pagamento.

O que é um cartão de débito

Um cartão de débito é um cartão de pagamento normalmente vinculado à sua conta corrente que pode ser usado para fazer compras e pagar contas..

Quando você solicita uma conta corrente, a maioria dos bancos e cooperativas de crédito emitirá um cartão de débitose você for aprovado – que pode ser usado para comprar produtos ou serviços em lojas e online.

Quando você usa seu cartão para comprar algo, o dinheiro é deduzido da sua conta para pagar por isso.

Neste artigo, revisaremos algumas informações sobre cartões de débito.

Algo deu errado: como pedir estorno no cartão – sua arma secreta de crédito.


  • Benefícios do uso de um cartão de débito.
  • Segurança do cartão de débito: e se o seu cartão for perdido ou roubado?
  • Taxas do cartão de débito e como são aplicadas.
  • Cartões de débito versus outras opções de pagamento.

Benefícios do uso de um cartão de débito.

Se você está pensando em tornar um cartão de débito sua forma de pagamento principal, veja alguns motivos pelos quais você pode fazer isso.

  • Um cartão de débito pode facilitar o rastreamento de seus gastos, pois as transações do cartão estão incluídas no seu extrato bancário. Se você possui serviços bancários online, é ainda mais fácil verificar o saldo da sua conta para acompanhar seu orçamento.
  • Um cartão de débito pode ser uma alternativa conveniente ao ter que andar com dinheiro. Não há necessidade de ir até um caixa eletrônico pegar dinheiro porque seu cartão de débito pode ser usado para pagar e fazer compras em qualquer lugar.
  • Como você está limitado ao dinheiro que tem em sua conta – a menos que opte por um recurso como proteção do cheque especial – um cartão de débito pode ajudar a evitar gastos excessivos e acumular dívidas desnecessárias – ao contrário de um cartão de crédito.
  • Como você não está pedindo dinheiro emprestado ao seu banco (limite do cheque especial), não será cobrado por juros nas compras feitas com seu cartão de débito.

Ainda tem dúvidas: saiba o básico sobre o que é um cartão de crédito.


Segurança do cartão de débito

E se o seu cartão for perdido ou roubado? Se você tiver um cartão de débito vinculado à sua conta corrente, um usuário não autorizado poderá obter acesso à sua conta – e o dinheiro nela – se cair nas mãos erradas.

Felizmente, a Lei do Consumidor fornece proteções para os consumidores que podem ajudar a limitar sua responsabilidade por cobranças fraudulentas – mas você teria que agir rapidamente ao denunciar seu cartão como perdido ou roubado.

Se você informar que seu cartão de débito está ausente antes que sejam feitas cobranças não autorizadas, você não será responsável por transações não autorizadas. Se você denunciar a perda ou o roubo depois que cobranças indevidas sejam feitas sua perda financeira pode te deixar meio frustrado.

Para ajudar a manter sua conta segura, considere configurar alertas para notificá-lo quando houver suspeita de fraude, se isso for algo oferecido por seu banco ou cooperativa de crédito.

E lembre-se de revisar regularmente os extratos de sua conta com cuidado para compras que você não fez, para poder relatar problemas imediatamente.


Taxas dos cartões de débito.

Embora você não seja cobrado juros sobre transações feitas com seu cartão de débito, você pode estar sujeito a outras taxas.

  • Taxas de manutenção mensal – Em geral, os cartões de débito são emitidos quando você é aprovado para uma conta corrente. Alguns bancos e cooperativas de crédito cobram taxas mensais para manter essas contas.
  • Taxas de caixa eletrônico fora da rede – Os cartões de débito podem ser usados ​​para sacar dinheiro dos caixas eletrônicos. Se você usar seu cartão para receber dinheiro em um caixa eletrônico que não está na rede do seu banco, poderá ser cobrada uma taxa.
  • Taxas de cheque especial Se você optar pelo limite de cheque especial, seu banco ou cooperativa de crédito poderá cobrar uma taxa de cheque especial para cobrir o custo de uma compra ou saque em caixa eletrônico se não houver dinheiro suficiente em sua conta. Você pode evitar esse tipo de taxa vinculando sua conta poupança à sua conta corrente, para que sua instituição financeira possa transferir dinheiro entre elas.
  • Taxas de transação Normalmente não há cobrança para o uso de um cartão de débito para algumas transações, mas pode ser que algumas instituições financeiras cobrem uma taxa se você usar mais que um número total de vez em operações específicas relacionadas no pacote mensal.

Cartões de débito versus outras opções de pagamento.

Existem muitas maneiras de pagar pelas coisas que você compra. Veja como os cartões de débito se comparam com outras opções de pagamento.

  • Cartão múltiplo – Esse tipo de cartão pode ser usado nos caixas eletrônicos para sacar ou depositar dinheiro em sua conta bancária.
  • Cartão de crédito – esse tipo de cartão oferece uma linha de crédito que permite emprestar dinheiro, até um limite de crédito, para fazer compras, transferir saldos ou obter adiantamentos em dinheiro. Ao usar um cartão de crédito, você concorda em reembolsar o valor emprestado no futuro. Ao contrário dos cartões de débito, os cartões de crédito podem ajudá-lo a estabelecer e criar seu histórico de crédito. Os cartões de crédito podem ter outras vantagens, como devolução de dinheiro ou benefícios de viagens, mas lembre-se de que você pagará juros com um cartão de crédito, a menos que pague seu saldo mensal pontualmente e integralmente.
  • Cartão pré-pago – Ao contrário de um cartão de débito tradicional, os cartões pré-pagos não estão vinculados à sua conta corrente. Em vez disso, você carrega dinheiro neles e os usa para fazer compras até que o saldo seja zero.

Usar débito no cartão.

Cartões de débito podem ser uma alternativa conveniente ao uso de dinheiro para compras diárias.

Como você está limitado a usar o dinheiro que tem em sua conta bancária, os cartões de débito podem ajudar a manter seus gastos sob controle.

Mas se o seu cartão de débito cair nas mãos erradas, os ladrões poderão obter acesso ao dinheiro da sua conta bancária, deixando você no gancho para compras que não fez.

Se você usar um cartão de débito, é importante monitorar a atividade da sua conta, para que você possa identificar e denunciar compras não autorizadas imediatamente.