Skip to content

Perdi meu cartão de crédito – o que fazer?

Perdi meu cartão! Procurou na sua carteira, e nada, está tentando descobrir onde você colocou seu cartão de crédito?

Não precisa entrar em pânico! Se não conseguir encontrar o seu cartão de crédito perdido ou porque foi roubado, com certeza é frustrante, para não mencionar assustador dependendo da onde você esteja.

Perdi meu cartão de crédito

Perdi meu cartão

A boa notícia é que existem poucas etapas que você pode executar imediatamente, como bloquear seu cartão para que ninguém mais o use e outras etapas preventivas que você pode executar no futuro para ajudar a proteger suas finanças.

Então respire fundo. O primeiro passo leva apenas alguns minutos.


Bloqueie seu cartão de crédito

Primeiras ações a ser feito – se você não estiver usando seu cartão de crédito, ninguém mais deve estar! Mesmo que não tenha sido roubado, seu cartão de crédito poderá ser encontrado e alguém poderá tirar proveito dessa situação.

Se você possui um cartão de crédito Santander Free por exemplo, é fácil bloqueá-lo. Basta abrir seu aplicativo móvel Santander ou entrar no site do Santander Internet Banking faça login no seu perfil bancário, acesse o menu > Cartões > Meus Cartões > Bloqueio de Cartão.

Assim que você ativá-lo, muitas transações feitas pelo seu cartão serão bloqueadas automaticamente. Melhor ainda? Se você encontrar o seu cartão, poderá ativá-lo novamente com a mesma rapidez.

O procedimento de bloqueio pode ser feito pela Central de Atendimento no 0800 do Santander 24 horas por dia, todos os dias do ano.

Comunique roubo e extravio: 0800 para informar rouba e extravio de cartão.


Verifique atividade no seu cartão de crédito

Antes de sair do aplicativo móvel, banco digital ou do internet banking, verifique seu histórico de compras no cartão e movimentações bancárias também.

Isso o ajudará a bloquear antecipadamente quaisquer cobranças indevidas ou fraudulentas no cartão de crédito perdido, extraviado ou roubado e contestá-las imediatamente.

Se o seu cartão tiver sido usado, ligue no 0800 do bancos para denunciar as cobranças fraudulentas. Fique de olho no seu histórico de atividades por alguns dias, apenas para estar seguro e tranquilo!


Pedir um cartão de crédito substituto

Se você já procurou em todos os lugares e ainda não conseguiu encontrar seu cartão de crédito, é hora de cancelar permanentemente seu cartão perdido, informar o extravio ou o roubo e solicitar um novo cartão para substituição.

Ligue no “Atendimento ao Cliente” do seu banco ou cartão que eles orientarão você no processo de pedido de um novo cartão de crédito e informarão quanto tempo levará para chegar o novo cartão até você.


Atualizar pagamentos recorrentes

Depois de ter o seu novo número de cartão de crédito, você precisará atualizar todos os pagamentos recorrentes usando o cartão substituto com as novas informações.

Isso pode incluir sites de compras, serviços de assinatura ou outros pagamentos recorrentes de contas.

Reserve alguns minutos para listar tudo – talvez você queira consultar algumas faturas e extratos, ou emitir a 2 vias de boletos anteriores do cartão de crédito para garantir que todos os débitos recorrentes sejam feitos adequadamente.


Fique de olho no seu relatório de crédito

Se seu cartão de crédito foi roubado, é uma boa ideia verificar seu relatório de crédito para garantir que nada mais sobre sua identidade foi comprometido.

Seu histórico de crédito afeta sua qualificação para pedir novos cartões de crédito, linhas de crédito, empréstimos pessoais e financiamentos de bens, por isso é importante identificar rapidamente quaisquer problemas que mude sua pontuação de crédito.

Felizmente, é grátis verificar sua pontuação de crédito no Serasa, SPC Brasil, SCPC Boa Vista e outros agentes que estão chegando.


Evite problemas futuros

As coisas acontecem o tempo todo e você nem sempre pode evitar um cartão de crédito seja perdido ou roubado.

Uma maneira de evitar a perda do seu cartão no futuro e deixando ele em casa.

Com as opções de carteira móvel disponíveis, como o uso do Apple Pay, Paypal, Google Wallet e grandes empresas como a Samsung e o Android também já lançaram as suas carteiras móveis.

Nunca você vai poder dizer: perdi meu cartão e tudo o que você precisa é do seu telefone para fazer compras em muitos dos principais varejistas e lojas de shopping e de rua.