Skip to content

Cartões sem contato e Contactless como funciona.

Cartões de crédito sem contato, já populares no Canadá, USA e no Reino Unido, estão começando a influenciar as compras no Brasil. Nesse artigo vamos descobrir como que um cartão contactless por aproximação funciona?

À medida que os contactless que são cartões de crédito sem contato começam a aparecer no Brasil pois possuem chip de última geração, precisamos saber como ele funcionam e o que é diferente neles?

Cartões sem contato: Contactless como eles funcionam

Contactless e cartão por aproximação.

Para pagar por aproximação (sem contato) é simples, basta apenas três passos:

1. Encontre o indicador sem contato no terminal de pagamento (checkout). Você pode usar seu cartão sem contato em qualquer lugar que você ver esse sinal.

2. Paire ou toque ou cartão Visa ou Mastercard sem contato a poucos centímetros do símbolo contactless. Você também pode continuar a deslizar ou inserir seu cartão se quiser.

3. Basta confirmar o seu pagamento e você está pronto. (Isso leva apenas segundos.)


Por que inserir para pagar se pode ser sem contato?

É mais fácil de usar o seu cartão sem contato, o pagamento é feito em qualquer lugar que você veja o símbolo do serviço como descrito acima. Os locais que aceitam contactless são:

Farmácias ou farmáciasCafés
Lojas de varejoRestaurantes de fast food
Lojas de conveniênciaMercearias
TáxisLojas em Shoppings

Entre outros estabelecimentos.


Por eu deveria fazer pagamentos sem contato com meu cartão?

Rápido — O recurso de toque para pagamento leva apenas alguns segundos para ser processado, seja você usar seu cartão ou dispositivo. Você não pode pagar acidentalmente e você não será faturado duas vezes – mesmo se você acidentalmente tocar duas vezes.

Simples — Quando for hora de pagar, segure seu cartão ou dispositivo a poucos centímetros do terminal, perto do símbolo sem contato. (Encostar o cartão é opcional.)

Seguro — Semelhante a um cartão chip, as transações de pagamento sem contato usam um código de segurança único que é exclusivo dessa transação. Isso protege suas informações de pagamento de serem usadas para futuras compras não autorizadas.


Pagamento por aproximação.

Os cartões sem contato facilitam e é mais eficientes no processo de pagamento, atualmente existe um monte de emissores enviando cartões contactless por aproximação no Brasil.

Esses cartões eliminam a necessidade de deslizar o cartão ao fazer o checkout, ou ter que inserir o seu cartão em um terminal de pagamento

O novo cartão Free do Santander, é uma das novidades que temos no Brasil, o Santander Pass é um cartão em forma de pulseira, adesivo, e tag de relógio que usa a tecnologia por aproximação.

Com ele, basta aproximar o seu dispositivo da máquina de cartão para realizar o pagamento e até R$ 50 reais não precisa digitar o PIN ou Senha.


Como funcionam os cartões sem contato?

Um cartão sem contato é um cartão chip que também tem tecnologia incorporada nele que permite que você pague amais de uma interface de rádio segura, bem como o Apple Pay, Android Pay ou outras carteiras móveis.

Cartões sem contato têm “um aplicativo de pagamentos, por si só, tudo embutido no cartão, é uma pequena antena que aciona quando está perto de um leitor e permite que as informações sejam transmitidas para o terminal em um ponto de venda.

Você tem que estar perto – cerca de 2 ou 3 centímetros – para que o terminal do cartão de crédito sem contato habilitado para a antena de rádio pegue o sinal do seu cartão por aproximação.

Cartões sem contato são chamados de cartões de interface dupla porque contêm o chip EMV agora padrão e tecnologia por aproximação. Dessa forma, os consumidores podem usar qualquer método, dependendo do que os comerciantes de interface estão usando.

Para determinar se um comerciante está habilitado para contato, basta procurar o símbolo do contactless no checkout. Seu cartão, também, terá o símbolo das ondas tipo a do wifi na parte dianteira.


Onde podem ser usados os cartões sem contato?

Cartões sem contato são melhores para atender consumidores que estão fazendo compras menores – como tomar um café pela manhã, uma refeição de fast-food no almoço, pequenas compras no supermercado, farmácia ou abastecer-se no caminho de casa, essa coisas triviais.

Cada rede de cartão de crédito estabelece um limite para transações. Se um consumidor exceder o limite estabelecido do emissor do cartão, ele ou ela precisam digitar a senha como medida de segurança adicional.

Um cartão sem contato foi projetado para compras de valores baixos, para dar velocidade a compra e conveniência. Não se destina a grandes compras no varejo ou online.

Recapitulando: Basta tocar e ir, mas apenas com compras menores. Pense postos de gasolina, lojas de conveniência, pegando o almoço ou comprando uma passagem de ônibus ou passe de metrô. A vantagem: menos tempo esperando na fila de checkout.

A diferença de tempo para o pagamento entre o cartão de chip e o cartão sem contato é mínima, mas é muito chique pagar dessa forma.