Skip to content

Como bloquear cartão de crédito usando app, sms ou site

Essas cinco palavras são umas das mais aterrorizantes que existe quando se trata de dinheiro: “Não consigo encontrar meu cartão de crédito!“, imaginou.

Normalmente o pânico se instala imediatamente. No entanto, essa é a hora que você precisa entrar em contato imediatamente com o banco ou emissor do cartão de crédito, cancelar definitivamente ou pedir para bloquear o cartão para não passar pela dor de cabeça de ter que redefinir todas as suas contas e pagamentos automáticos.

Como bloquear cartão de crédito usando app, sms ou site

Bloquear cartão de crédito para evitar fraudes

Alguns emissores de cartões de crédito oferecem o recurso de bloqueio do cartão, é muito conveniente pois permite congelar sua conta para novas compras e empréstimos por saque, adiantamento em dinheiro temporariamente, boqueia transações recorrentes como pagamentos automáticos de contas, e muitos outros serviços.

O procedimento de bloquear cartão evita compras fraudulentas enquanto você descobre onde deixou o cartão ou se convence que o perdeu, mas há os casos de roubo também.

Leia também:

O recurso é muito fácil de acessar e ativar por meio do aplicativo móvel do cartão ou no site do Internet Banking do emissor do cartão, com a tecnologia, você fica no controle da segurança do seu cartão de crédito.

Seu cartão permite bloquear e desbloquear temporariamente

Em essência, você pode pensar nisso como um botão de liga e desliga ou um controle remoto que permite bloquear e desbloquear seu cartão de crédito com a mesma facilidade que você liga um interruptor de luz ou muda de canal ao assistir TV.

— Muitos emissores de cartões de débito já oferecem esse recurso para bloquear cartões (Banco Santander, Bradesco, Banco Itaú, Caixa e Banco do Brasil entre outros).

O bloqueio anteriormente para o cliente era focado em cartões de débito, uma vez que os cartões de débito são usados em mais transações do que cartões de crédito e, historicamente, cartões de débito tiveram proteções menores em comparação com cartões de crédito.

No entanto, os cartões de crédito alcançaram e estão ultrapassaram os cartões de débito no total de transações. De acordo com um estudo atualizado com processadores de pagamentos, os cartões de crédito foram listados como o método de pagamento preferido pelos consumidores.

Como resultado, os emissores de cartão de crédito têm maior probabilidade de integrar recursos de bloqueio temporário em suas linhas de cartão.

Bloquear cartões do Santander, Banco do Brasil, Bradesco e Nubank

O Banco Santander estão entre os líderes em levar esse recurso aos cartões de crédito por meio dos app Way você pode bloquear o cartão para compras em sites e lojas físicas e depois desbloqueá-lo quando quiser. Basta acessar o aplicativo, encontrar no menu > Cartões > Bloquear cartões ou similar, escolha o cartão.

No Banco do Brasil se você possui o serviço de mensagem via SMS pelo celular, é possível bloquear temporariamente seus cartões via mensagem de texto ao constatar que existe uma ou mais transações com suspeita de fraude na função de crédito. Se você suspeitar da compra basta enviar um SMS com BLnnnn (n= é os números finais do plástico, os quatro últimos número do cartão) para 4004 0001, o cartão será bloqueado na hora.

O bloqueio de cartão no Bradesco pode ser feito de várias formas nos canais de atendimento Bradesco que ficam a sua disposição 24 horas por dia, 365 dias do ano, acesse o : Internet Banking, Bradesco Celular, Fone Fácil, Autoatendimento e Agências Bradesco no horário comercia. Você pode bloquear temporariamente o uso do Cartão Bradesco até que sejam concluídas as averiguações.

Com o cartão Nubank o bloqueio de cartão é mais fácil ainda, pelo aplicativo Nu você pode manter seu cartão sempre bloqueado, e quando for fazer suas compras basta deslizar o botão para desbloquear e fazer suas compras em sites nacionais ou internacionais.

O desbloqueio do cartão de crédito no Nubank é automático, ou seja, full time, e esse é um dos maiores diferenciais quando comparado com outros cartões que possuem um delay de até 1 minuto ou mais para desbloquear pelo app ou Internet Banking.

É provável que os programas de resgate de recompensas, devoluções e créditos, taxas de conta e outras transações auxiliares continuem. Cada empresa de cartão de crédito terá sua própria lista do que é e não é interrompido pelo bloqueio temporário. Consulte o emissor do cartão para obter detalhes.

Bloquear ou cancelar meu cartão?

Você deve aplicar um bloqueio temporário em vez de cancelar seu cartão de crédito dependendo da situação é claro. Essa é uma decisão que você deve tomar dependendo do que você acha que pode ter acontecido no seu cartão.

Ao bloquear teoricamente, você pode oferecer a máxima proteção, deixando o cartão impossibilitado de ser usado e ativa-lo apenas quando planeja fazer uma compra – mais é supondo que você tenha acesso total ao aplicativo ou site do emissor do cartão imediatamente antes da compra.

Consulte o emissor do seu cartão de crédito para obter mais detalhes sobre os tipos de bloqueios temporários de crédito disponíveis ou se o emissor planeja incluir esse recurso em suas linhas de cartão.

Se o seu cartão não tiver um bloqueio temporário o que é muito difícil convém mudar para um cartão com esse recurso e para ativar o bloqueio do cartão de crédito, tente manter o telefone do emissor sempre por perto!